NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 03 Agosto 2023 15:27

IAB aplaude STF pelo banimento da tese da legítima defesa da honra em crimes contra mulheres

Adriana Brasil Guimarães apresentou a moção ao plenário do IAB Adriana Brasil Guimarães apresentou a moção ao plenário do IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, nesta quarta-feira (2/8), moção de aplauso à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional o uso da tese da legítima defesa da honra em crimes de feminicídio ou de agressão contra mulheres. Na última terça-feira (1º/8), a Corte acompanhou, por unanimidade, a posição do relator da matéria, ministro Dias Toffoli, no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 779, e entendeu que o argumento contraria os princípios da Carta Magna que garantem a dignidade humana, a proteção à vida e a igualdade de gênero.

A moção assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, definiu a tese como uma “aberração” jurídica usada para tornar feminicídios impunes. “‘Quem ama não mata’ não é apenas uma frase de efeito. É uma palavra de ordem usada na luta travada por nós mulheres contra o patriarcalismo”, pontua o texto lido no plenário da entidade por Adriana Brasil Guimarães, 1ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, que apresentou a nota. 

Leia a moção na íntegra:

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por recomendação da sua Comissão dos Direitos da Mulher, aplaude a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, ao julgar em definitivo a ADPF 779, baniu do nosso ordenamento jurídico a aberração da legítima defesa da honra, que deixa de ser, finalmente, uma justificativa para tornar feminicídios impunes. 

“Quem ama não mata” não é apenas uma frase de efeito. É uma palavra de ordem usada na luta travada por nós mulheres contra o  patriarcalismo. No mês de comemorações da advocacia, o IAB parabeniza os advogados que defenderam na nossa Corte Superior o resgate da dignidade humana, sendo esta uma vitória histórica de todas as mulheres brasileiras.

Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2023.

Sydney Limeira Sanches
Presidente Nacional do IAB
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173