Aberto pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, o webinar Papo com o IAB, que teve o apoio da OAB Nacional e da OAB/RJ, foi marcado por depoimentos que destacaram a humildade e a capacidade intelectual do homenageado. “Foi um dos mais ilustres pensadores do Direito Constitucional”, afirmou Rita Cortez. O IAB e a OAB estão recebendo artigos para a produção de um livro em homenagem ao jurista.
O presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Sérgio Sant’Anna, que conduziu o evento, disse: “Esta é uma homenagem que, como qualquer outra, jamais estará à altura da grandeza do professor Paulo Bonavides, que, aliás, me deu uma valiosa contribuição no desenvolvimento da minha tese de doutorado”. O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Hélio das Chagas Leitão Neto, membro efetivo do IAB, representou o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz.
“Paulo Bonavides foi um homem extremamente simples e a maior referência do Direito Constitucional para estudiosos de várias gerações”, afirmou Hélio das Chagas Leitão Neto, que acrescentou: “Neste momento de agressões à cidadania, as instâncias da sociedade civil são chamadas para que a sua voz seja ouvida, tendo o apoio do IAB e da OAB, que estão à altura das suas responsabilidades como defensoras da democracia”.
Ícone da resistência – Carlos Roberto Siqueira Castro, que é membro efetivo do IAB e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), elogiou a atual administração do Instituto. “Nunca vi o IAB tão dinâmico como na gestão de Rita Cortez”, afirmou. O advogado também fez um resumo da trajetória do homenageado: “De origem humilde, nascido em Patos, na Paraíba, Bonavides foi com nove anos para o Ceará e, mais tarde, veio para o Rio de Janeiro, onde se formou pela Faculdade Nacional de Direito”. Carlos Roberto Siqueira Castro também citou a longa amizade com o jurista: “Convivi com ele por quase cinco décadas e, durante a ditadura militar, o tinha como um ícone da resistência democrática”.
O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, participou do evento. “Detentor da maior honraria da Ordem, que é a Medalha Rui Barbosa, o professor Paulo Bonavides representa a capacidade intelectual do jurista brasileiro para a construção de um Direito Constitucional nacional, além de ser uma figura inesquecível pelo respeito pela democracia e pelos direitos humanos, e também por sua ternura com as pessoas”, disse Luciano Bandeira.
A presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ, Vânia Aieta, membro efetivo do IAB, também ressaltou a capacidade intelectual do jurista: “Sempre esteve à frente das questões constitucionais mais vanguardistas e foi um escritor incansável, um professor notável e um conferencista de respeitável envergadura”.
Membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Rodrigo Mascarenhas se referiu ao jurista como um homem à frente do seu tempo: “O professor Paulo Bonavides, como grande intelectual que era, soube muito bem identificar o surgimento da relevância dos direitos fundamentais, antes que isso entrasse na moda”.
Representante estadual titular do IAB no Ceará, Christiane do Vale Leitão ingressou no canal TVIAB e participou do final do webimar.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!