OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quinta, 14 Junho 2018 18:25
Hariberto de Miranda Jordão Filho recebe da OAB/RJ a medalha Sobral Pinto
“Receber esta medalha que leva o nome de Sobral Pinto, defensor das liberdades públicas e amigo de meu pai, especialmente neste momento em que a democracia brasileira está sendo aviltada, é uma honra invulgar.” A afirmação emocionada foi feita pelo diretor de Pesquisa e Documentação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Hariberto de Miranda Jordão Filho, ao ser agraciado pela OAB/RJ com a medalha Sobral Pinto. A comenda foi entregue no plenário do IAB pelo tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/6) conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. A honraria é concedida aos advogados com mais de 50 anos de profissão. Compareceram à sessão o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e o ex-presidente da Seccional Octávio Gomes, além de amigos e familiares do homenageado.
“Sobral Pinto tinha uma ligação profunda com meu pai, e o defendeu, em 1941, quando ele foi condenado a seis meses de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional, durante a ditadura Vargas, por ter interposto um recurso contra a cassação, sem ressarcimento, da concessão concedida à Companhia Brasileira de Portos, para a qual advogava”, contou Hariberto Miranda de Jordão Filho. O homenageado falou que, após seu pai afirmar no julgamento que o processo era destituído de fundamentação legal, Sobral Pinto, em defesa da sua absolvição, disse: “As futuras gerações que nos sucederem no exercício da advocacia, ao tomarem conhecimento deste episódio, inclinar-se-ão, cheias de respeito, diante da personalidade forte deste advogado, que, mesmo sendo tão jovem, não teme em sacrificar a sua própria liberdade, para poder afirmar, em gesto de rara coragem e civismo, as prerrogativas da defesa livre e independente”.
Luciano Bandeira, ao entregar a comenda, que é “a maior deferência da OAB/RJ”, destacou as qualidades exigidas para a concessão da homenagem. “A Seccional criou a medalha para agraciar os advogados que, em exercício contínuo e sem nenhuma mancha em suas carreiras ilibadas, completaram cinco décadas de profissão”, afirmou. Sobre o homenageado, Luciano Bandeira disse que “Hariberto traz no peito o sentimento de justiça e liberdade que todos os advogados carregam consigo”. A respeito da escolha do nome dado à comenda, o presidente da Comissão de Prerrogativas afirmou que “Sobral Pinto é o principal referencial do exercício da advocacia, por representar o enfrentamento, a trincheira, a resistência e a luta em defesa da classe e de toda a sociedade”.