Técio Lins e Silva também manifestou o seu apreço pela homenageada. “A Ester é uma grande amiga de muito tempo, com relevantes serviços prestados ao IAB e à advocacia, que tem me dado o prazer da sua adorável companhia e de suas palavras sempre serenas”, afirmou o presidente do IAB, ressaltando que foi unânime a decisão da Diretoria de homenagear a advogada e professora com a comenda.
A ex-presidente do IAB Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira faz a saudação a Ester Kosovski
Côncavos e convexos – “Agradeço à vida por ter podido chegar a este momento especial”, retribuiu Ester Kosovski, que se disse “muito agradecida com a generosidade dos colegas”. Ao se referir à oradora, afirmou que “Maria Adélia quebrou um tabu e se tornou a primeira mulher a presidir o IAB”, no biênio 2006/2008. De acordo com Ester Kosovski, “a humanidade é constituída de côncavos e convexos”. Segundo ela, “o presidente Técio Lins e Silva, acertadamente, se cercou de mulheres, hoje mais presentes na diretoria, nas comissões e no plenário do IAB”.
Da tribuna, a homenageada valorizou a importância do conhecimento. “Sou do povo dos livros, que cultua a memória e a história, que é uma fonte de sabedoria”, disse a professora e advogada. Ester falou, também, que sempre teve “a tendência de defender os direitos da mulher”. Ela registrou a sua atuação para a aprovação do Estatuto da Mulher Casada, no início da década de 1960, “quando a mulher não podia nem abrir um crediário sem a autorização do marido”.
Em 27 de agosto de 1962, a Lei 4.121 contribuiu para a emancipação feminina em diversas áreas, ao alterar 10 artigos do Código Civil, que definia o marido como o chefe absoluto da sociedade conjugal, entre eles o que atestava a incapacidade feminina para alguns atos.
“Serei eternamente grata por esta homenagem. Se pudesse repartir esta medalha, a dividiria com todas as mulheres do IAB”, concluiu Ester Kosovski.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!