Ainda de acordo com a UIA e a Aija, “foram ignoradas todas as tentativas diplomáticas de mediação internacional para evitar esta grave situação, que certamente fará um grande número de vítimas e resultará em uma inaceitável catástrofe de grandes proporções, gerando uma perigosa instabilidade no mundo”. As entidades apelam à Rússia que “reconsidere, cesse imediatamente todas as hostilidades e ordene a retirada pacífica das suas tropas do território soberano do Estado da Ucrânia, devolvendo assim ao mundo a paz em que todos os seres humanos desejam viver”.
Leia a íntegra da nota da UIA e da Aija:
UIA e AIJA condenam invasão da Ucrânia pela Rússia
A União Internacional dos Advogados (UIA) e a Associação Internacional de Jovens Advogados (Aija) observam com profunda consternação e grande preocupação a invasão militar do território do Estado da Ucrânia pelo exército da Federação Russa que ocorreu ontem, uma agressão militar que condenamos veementemente.
Esse ataque armado não provocado contra a Ucrânia viola o estado democrático de direito, o Direito Internacional e os numerosos acordos, convenções e tratados internacionais que reconhecem a soberania dos Estados e salvaguardam os direitos e as liberdades fundamentais dos seres humanos, especialmente das populações civis que nós, como associações internacionais de advogados, temos que proteger.
Foram ignoradas todas as tentativas diplomáticas de mediação internacional para evitar esta grave situação, que certamente fará um grande número de vítimas e resultará em uma inaceitável catástrofe de grandes proporções, gerando uma perigosa instabilidade no mundo. Portanto, solicitamos urgentemente à Rússia que defenda o Estado de Direito e respeite as convenções, tratados, acordos e princípios internacionais que tenha anteriormente ratificado e aos quais concordou previamente em vincular-se. Apelamos ainda à Rússia que reconsidere, cesse imediatamente todas as hostilidades e ordene a retirada pacífica das suas tropas do território soberano do Estado da Ucrânia, devolvendo assim ao mundo a paz em que todos os seres humanos desejam viver.
Estendemos o nosso total apoio a toda a população civil ucraniana, especialmente aos que estão nas zonas invadidas em que a agressão militar russa está atualmente tomando lugar. Manifestamos também, nestes terríveis momentos, o nosso apoio incondicional a todos os membros da Ordem dos Advogados da Ucrânia, aos membros da nossa organização, suas famílias e seus amigos, desejando com todas as nossas forças que a barbárie e o desastre que um conflito armado sempre gera cessam imediatamente, evitando mais sofrimento do que o já causado e o retorno à normalidade e à compreensão.
Como associações engajadas ativamente por muitos anos em reunir advogados de diferentes países, incluindo a Ucrânia e a Rússia, instamos que a violência dê lugar ao diálogo, a agressividade à calma e o conflito à diplomacia, em defesa do Estado de Direito e valores e direitos fundamentais que protegemos e hoje estão em grave perigo.
A comunidade internacional de advogados está com a nação ucraniana!