NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 26 Agosto 2023 01:13

Em debate na ABI, Armando de Souza defende ação do governo brasileiro em defesa de Julian Assange

Da esq. para a dir., Marcelo Auler, Octávio Costa, Carmen Diniz, Maria Fernanda Fernandes Cunha e Armando de Souza. Foto: Moysés Corrêa Da esq. para a dir., Marcelo Auler, Octávio Costa, Carmen Diniz, Maria Fernanda Fernandes Cunha e Armando de Souza. Foto: Moysés Corrêa

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Armando de Souza, participou de debate sobre a proteção da liberdade de imprensa no contexto internacional, que aconteceu nesta sexta-feira (25/8), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi lido um documento sobre o caso do jornalista Julian Assange, responsável pela publicação, em 2010, de documentos secretos dos Estados Unidos relacionados às guerras no Iraque e Afeganistão. O australiano, preso na Inglaterra desde 2019, corre risco de ser extraditado para os EUA, onde pode ter que cumprir pena de até 175 anos de prisão. “Diante da iminente extradição de Assange, se fazem necessárias, também, ações políticas do governo brasileiro no sentido de demonstrar o seu compromisso democrático com a liberdade de informação”, defendeu o representante do IAB na reunião.

Também participaram do debate, organizado em parceria com o Comitê de Solidariedade a Cuba no Rio, o presidente da ABI, Octávio Costa, a advogada da Associação e secretária-geral da Comissão de Direito Internacional da OAB/RJ, Maria Fernanda Fernandes da Cunha, e a coordenadora do Capítulo Brasil do Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Presos, Carmen Diniz. Após a reunião, eles receberam o pai de Julian Assange, John Shipton, para um ato-entrevista. Ele está no Brasil divulgando o caso e foi recebido pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. Shipton também protagoniza o documentário Ithaka – A luta de Assange, que está sendo lançado no Brasil.

Os documentos publicados no site Wikileaks, fundado por Assange, revelam crimes de guerra e campos de tortura estadunidenses mantidos no Iraque, Afeganistão e na base de Guantánamo, território dos EUA em Cuba. Acusado de espionagem, o jornalista está privado de liberdade há mais de 10 anos sem nunca ter sido condenado. Antes da prisão, ele se refugiou na embaixada do Equador em Londres e ficou confinado lá por sete anos. Com a revogação do asilo político, em 2019, Assange foi preso na Inglaterra.

No Brasil, entidades, intelectuais, cientistas e lideranças da sociedade civil pediram, em carta enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a concessão de asilo político ao australiano. Pedidos em favor do preso também têm sido encabeçados por órgãos de imprensa internacionais. Em dezembro do ano passado, eles solicitaram ao governo dos EUA a anulação do processo, sob risco de prejuízo à liberdade de imprensa. Assinam a carta o jornal britânico The Guardian, o estadunidense The New York Times, o espanhol El País, o francês Le Monde e a revista e portal da Alemanha Der Spiegel.

(Com informações da Agência Brasil sobre o caso Assange.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173