Ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Dias Toffoli é autor dos artigos intitulados "Quem financia a democracia no Brasil?" e "O uso das redes sociais nas eleições e nos processos eleitorais – o sistema brasileiro", publicados, respectivamente, nos anos de 2015 e 2016, pelas revistas Interesse Nacional e Justiça & Cidadania. O painel Reforma política será realizado no dia 2 de setembro, às 15h.
O Congresso Nacional do IAB – 174 anos terá como tema central O papel do Direito na construção de um novo Brasil e será aberto com a palestra magna do presidente nacional do Instituto, Técio Lins e Silva, no dia 31 de agosto, às 18h30. O evento está sendo organizado em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), presidida por Carlos Fábio Ismael dos Santos Lima.
Ética e memoriais – Antes de se tornar ministro do STF, em outubro de 2009, Dias Toffoli ocupou por dois anos o cargo de advogado-geral da União. Na sua gestão, marcada pela criação da Ouvidoria-Geral e da Comissão de Ética da AGU, foram protocolizados pela instituição 3.284 manifestações judiciais e 280 memoriais na Corte Suprema em demandas de controle de constitucionalidade.
Como presidente do TSE, Dias Toffoli propôs, em 2015, o projeto de lei, sancionado recentemente pela Presidência da República, criando o documento único de identificação, que reúne numa mesma carteira o RG, a habilitação e o título de eleitor. Em setembro daquele ano, o ministro fez palestra no Encontro do Conselho Ministerial dos Estados Membros e Sessão Comemorativa do 20º Aniversário do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea Internacional), em Estocolmo, na Suécia.
Dentre os palestrantes confirmados para o Congresso Nacional do IAB – 174 anos estão os ministros Torquato Jardim, da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), e Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); os ex-presidentes do Conselho Federal da OAB Cezar Britto e José Roberto Batochio, orador oficial do IAB; a ex-ministra do TSE e presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB Luciana Lossio e o professor de Direito do Trabalho Renato Saraiva.
Os demais painéis do congresso serão dedicados aos temas Reforma trabalhista, Sistema penitenciário e lei de drogas, O ativismo judicial e o Poder Legislativo, Tópicos controvertidos no Novo CPC, Instituições e democracia e Corrupção e crise do direito penal.
As palestras serão feitas no Teatro Pedra do Reino, o maior do Nordeste, o segundo do Brasil e um dos maiores da América Latina. O espaço tem 2.924 lugares, divididos entre plateia e balcão, com assentos para portadores de mobilidade reduzida, modernos equipamentos de equalização sonora e sala de projeção e tradução.
O evento terá, também, workshops em salas multiuso. Serão apresentados trabalhos sobre direitos humanos, da família, penal, societário, ambiental, urbanístico, societário e internacional, como também a respeito do emprego da mediação e da arbitragem.
O Centro de Convenções de João Pessoa fica na Rodovia PB-008, Km 5, s/n, no Polo Turístico Cabo Branco.
As inscrições para o congresso podem ser feitas clicando aqui.
O Teatro Pedra do Reino tem 2.924 lugares, com assentos para portadores de mobilidade reduzida
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!