Levada ao Instituto por Rita Cortez e pela diretora da Escola Superior do IAB (Esiab) Angela Dias Mendes, a desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo integrará a Comissão de Direito Processual Civil. “Antes de ingressar na magistratura, em 1990, ela foi defensora pública e membro do Ministério Público, e sempre se destacou pelo capricho nos seus afazeres, pela dedicação aos estudos, pelas decisões impecáveis e, especialmente, pela atenção a todos no trato pessoal”, afirmou Angela Mendes.
Inês da Trindade Chaves de Melo disse: “Este é um momento muito importante da minha vida”. A magistrada elogiou a presidente do IAB. “Agradeço a Rita Cortez, que faz uma gestão de alma e sensibilidade femininas, por me receber nesta instituição que reúne tradição e modernidade”, falou.
Também indicada pela presidente do IAB, a juíza Claudia Marcia de Carvalho Soares, que fará parte da Comissão de Compliance e Governança, foi saudada pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira. “É uma pessoa vocacionada para a magistratura e também para o magistério”, definiu o advogado. A magistrada falou dos seus 30 anos de TRT-RJ: “Foram 15 anos como servidora, antes dos atuais 15 anos como juíza. É um momento singelo e emocionante, pois nunca imaginei que um dia me tornaria membro do IAB”.
Fernanda Prates Fraga irá para a Comissão de Direito Penal, da qual faz parte Kátia Tavares, que a indicou ao IAB e a apresentou como “uma advogada criminalista combativa”. A nova consócia falou da sua “alegria” por ingressar no Instituto e afirmou: “Fazer parte desta Casa, tão importante para o fortalecimento dos valores democráticos, é realmente uma honra”.
Compareceram à sessão os desembargadores Nagib Slaibi Filho, Helena Gaede, Jessé Torres Pereira Junior, Claudia Pires, Antonio Carlos Amado e Ricardo Cardoso, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Também estavam presentes as juízas do TRT-RJ Maria Thereza da Costa Prata, Rebeca Cruz Queiroz, Mônica de Amorim Torres Brandão e Claudia Maria Samy Pereira da Silva, as desembargadoras aposentadas do TJRJ Ivone Caetano e Helena Gaed, e os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj).
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!