O ato de descerramento da placa de nomeação e do letreiro na fachada do fórum contou com a presença do presidente do TRT-RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, membro honorário do IAB, e da corregedora do tribunal, desembargadora Mery Bucker Caminha, além de familiares do homenageado. “A história de Christovão Piragibe Tostes Malta está intimamente ligada à história da Justiça do Trabalho e do TRT da 1ª Região. É uma honra para nossa administração homenageá-lo dando ao fórum o seu nome”, afirmou José da Fonseca Martins Junior.
Christovão Piragibe Tostes Malta nasceu no Rio de Janeiro, no dia 8 de julho de 1929. Graduou-se em Direito pela antiga Faculdade Nacional de Direito (FND), em 1952. Exerceu a advocacia até 1957, quando foi aprovado, em segundo lugar, no primeiro concurso público para a magistratura trabalhista da 1ª Região. No mesmo ano, foi promovido, por merecimento, a juiz presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento do TRT/RJ.
Em 21 de maio de 1963, Tostes Malta era um dos 28 juízes do trabalho que, reunidos na sala de audiências da 11ª Junta de Conciliação e Julgamento do TRT/RJ, criaram a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1). Em 1979, novamente por merecimento, tomou posse como desembargador. No mesmo ano, tornou-se membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), ocupando a cadeira 42, cujo patrono é seu pai Aldílio Tostes Malta, que foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O desembargador aposentou-se em 1980, retomando a carreira de advogado. Em 1984, ingressou no IAB, como membro efetivo.
Também compareceram à solenidade a ex-presidente da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (Abami) Zenaide Alves; o desembargador do TRT-RJ Marcelo Antero de Carvalho; a vice-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mônica Alexandre Santos, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fábio Goulart Villela.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!