O advogado informou que pesquisas feitas por diversas organizações, no Brasil e no exterior, comprovam que o trabalho infantil é causa e efeito da pobreza e da ausência de oportunidades para o desenvolvimento das capacidades das crianças e dos jovens. “Por isso, a eliminação do trabalho infantil é uma das prioridades da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para proteger a infância e a adolescência da exploração e da violência”, disse.
A exposição, que reúne 18 banners com imagens e explicações sobre as múltiplas faces do trabalho infantil, já percorreu diversos estados brasileiros. A iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, conta com a parceria do Centro Cultural do Regional fluminense (CCTRT/RJ) e da SuperVia, empresa que opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Compareceram à inauguração o presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior; a diretora do CCTRT/RJ, desembargadora Ana Maria Soares de Moraes; a gestora de primeiro grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza do trabalho Adriana Leandro de Sousa Freitas, e o desembargador José Luís Campos Xavier, gestor regional de segundo grau do programa, entre outras autoridades.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!