OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quinta, 04 Julho 2019 18:46
Consócios elegem o novo Conselho Superior do IAB para o biênio 2019/2021
Os consócios do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) elegeram nesta quarta-feira (3/7), na Assembleia Geral Eleitoral (AGE) conduzida no plenário histórico pela presidente nacional, Rita Cortez, a nova composição do Conselho Superior do IAB para o biênio 2019/2021. Ao final da apuração, foram computados 185 votos válidos – 95 votos de membros efetivos que compareceram ao plenário e 90 de residentes em outros estados que enviaram por correspondência a manifestação de apoio à nova formação. “Esta foi uma das mais expressivas participações dos consócios em eleições no IAB nos últimos tempos, conferindo forte legitimidade ao colegiado, integrado também pelos ex-presidentes”, destacou Rita Cortez, ao concluir o escrutínio e, em seguida, dar posse aos membros eleitos presentes no plenário.
O Conselho Superior é formado pelos ex-presidentes do Instituto, que são membros vitalícios, e 40 membros eleitos para mandato de dois anos. De acordo com a presidente nacional do IAB, “o Conselho é uma instância de consultoria e legitimação dos atos de relevância do Instituto”. Na opinião do 1º vice-presidente, Sergio Tostes, “o Conselho Superior é composto por alguns dos mais ilustres integrantes do Instituto e atua para garantir a continuidade das grandes contribuições jurídicas da Casa de Montezuma”.
Após depositar o seu voto na urna, o decano do Conselho Hariberto de Miranda Jordão Filho fez questão de ressaltar “a velocidade institucional ímpar que a presidente Rita Cortez está dando ao IAB”. A respeito do colegiado, o decano disse que “o Conselho, chamado também de Senado do IAB, tem a missão de acompanhar e se posicionar sobre as contas e a vida institucional e social do Instituto”.
Membro do Conselho, Humberto Jansen Machado destacou o papel a ser desempenhado pelo IAB no atual momento do País. “Estamos passando por tempos difíceis para a democracia brasileira, e o IAB continua participando das grandes lutas nacionais”, disse, acrescentando: “O Instituto, que enfrentou a ditadura militar imposta em 1964, precisa se preparar para uma nova ditadura que se aproxima”.
Presidente da Comissão de Direito Administrativo, Manoel Messias Peixinho disse que “o Conselho Superior estabelece as políticas institucionais que visam a novos horizontes para o Instituto”. Para o diretor de Apoio ás Comissões e presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Rodrigues Pires, “como órgão máximo, o Conselho tem por tradição tomar as decisões mais relevantes para os destinos do IAB”.
Membros eleitos para o Conselho Superior (biênio 2019/2021)
Adilson Rodrigues Pires
Alexandre da Cunha Ribeiro Filho
Alexandre Moura Dumans
Amadeu de Almeida Weinmann
Antonio Carlos da Gama Barandier
Antônio Laért Vieira Júnior
Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense
Bellini Cunha
Carlos Eduardo de Campos Machado
Carlos Mário da Silva Velloso Filho
Célio de Oliveira Borja
Ester Kosovski
Francisco Domingues Lopes
Hariberto de Miranda Jordão Filho
Hermano de Villemor Amaral Filho
Humberto Jansen Machado
José Alfredo Ratton
José Bernardo Cabral
José Gabriel Assis de Almeida
José Luiz Milhazes
José Roberto Batochio
Kátia Rubinstein Tavares
Lourdes Maria Celso do Valle
Luiz Dilermando de Castello Cruz
Marcello Lavenére Machado
Marcia Dinis
Marcos Halfim
Nelson Paiva Paes Leme
Paulo de Moraes Penalva Santos
Pedro Augusto S. M. de Almeida Guimarães
Randolpho Gomes
Reginaldo Oscar de Castro
Roberto de Bastos Lellis
Rogério Álvaro Serra de Castro
Sérgio Francisco de Aguiar Tostes
Sydney Limeira Sanches
Teresa Cristina Gonçalves Pantoja
Ubyratan Guimarães Cavalcanti
Vanusa Murta Agrelli
Victor Farjalla