Sydney Sanches explicou na sua exposição aos consócios que, embora as despesas realizadas tenham ficado um pouco acima do previsto, a receita projetada ultrapassou o valor estimado, proporcionando superávit em 2016. “A arrecadação superior à prevista garante um conforto para o ano de 2017, com a possibilidade de continuarmos investindo na melhoria do IAB”, afirmou o diretor financeiro.
Ele ressaltou que o superávit foi alcançado, mesmo tendo sido mantido, pelo terceiro ano consecutivo, o valor das anuidades pagas pelos membros efetivos. Sydney Sanches destacou ainda o êxito da campanha que resultou, em 2016, sem espírito de cobrança, no resgate de 19% dos que estavam inadimplentes. “Vamos retomá-la este ano”, anunciou.
Sanchez fez questão de enfatizar, ainda, ao tratar do superávit, que o presidente “jamais usou o cartão corporativo que o IAB providenciou em seu nome”. Segundo o diretor, “todos os deslocamentos do presidente Técio Lins e Silva, que tem representado o IAB em eventos por todo o país nos últimos anos, têm sido arcados por ele”.
Técio mostrou aos consócios, conforme já fizera aos membros do Conselho Superior, números que demonstram o crescimento da entidade em 2016. “Demos posse a 59 consócios, realizamos 31 sessões ordinárias, aprovamos 30 pareceres, promovemos 41 eventos, dentre os quais 28 palestras, quatro seminários e sete lançamentos de livros, o que demonstra a elevada e permanente atividade acadêmica do nosso Instituto”, afirmou.
Destaque nacional – O presidente chamou a atenção, também, para a maior presença do IAB na mídia, ao registrar que “nesta administração, foram publicadas na imprensa 655 notícias sobre o Instituto”. Segundo Técio, “o IAB tem exercido um papel de destaque no cenário público nacional, ao debater e apresentar pareceres sobre questões relevantes para o País”. Ele informou que o site do IAB recebeu 165.219 visitas e suas páginas foram vistas 398.933 vezes.
Em relação à página do IAB no Facebook, Técio relatou que a média de curtidas por postagem saltou de 3,3, em 2013, para 92,5, em 2015, atingindo a marca de 127,7 em 2016. “A postagem de maior repercussão foi a ‘Nota de falecimento da Constituição Federal’, que alcançou 342.419 pessoas e foi postada no dia 5 de outubro de 2016”, disse. Técio lembrou que a nota foi uma crítica à decisão do STF, que negou a liminar que visava a impedir a execução provisória da pena de prisão no julgamento em que o IAB ocupou a tribuna como amicus curiae na ADC 44 protocolada pelo Conselho Federal da OAB. A postagem recebeu 173 comentários, 2.472 curtidas e 2.530 compartilhamentos.
O diretor de Relações Institucionais, Aristóteles Atheniense, que veio de Minas Gerais para participar da AGO, elogiou a atual administração. “A atuação do presidente Técio Lins e Silva, além de nos dar a certeza de que os compromissos assumidos na solenidade de sua posse estão sendo cumpridos, demonstra o seu interesse em tornar a instituição cada vez maior e mais respeitada”, afirmou.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!