Dentre os investimentos feitos pela atual administração, o presidente destacou a reforma da sede. “Modernizamos as instalações, mas preservamos a tradição do patrimônio histórico do IAB”, afirmou. Ele citou a restauração da galeria de fotografias, a recuperação do assoalho e das cadeiras do plenário, como também a aquisição de novos computadores e tecnologias avançadas para integrá-los em rede e, ainda, a instalação do sistema de segurança, que inclui o monitoramento por câmeras e alarmes.
Ao expor aos membros do Conselho Superior os dados do Balanço Patrimonial de 2017 e da Previsão Orçamentária para 2018, Sydney Sanches afirmou que, mesmo com a manutenção das contas nos patamares de 2014, houve um significativo crescimento patrimonial nos últimos quatro anos, em razão dos investimentos feitos na melhoria da sede. Ainda segundo ele, a despeito da crise econômica, a administração conseguiu atingir o superávit no ano passado.
“Num ano difícil para o País, em que a atividade econômica se reduziu drasticamente, inclusive com reflexo direto nas receitas do IAB, atingimos todas as metas financeiras e tivemos um saldo positivo”, afirmou Sydney Sanches, acrescentando: “É importante registrar que alcançamos o superávit, mesmo com as despesas extraordinárias decorrentes da organização do Congresso Nacional do IAB, em João Pessoa, e da participação do Instituto na Conferência Nacional da OAB, em São Paulo”.
Saúde financeira – O diretor financeiro enfatizou, também, que a saúde financeira foi garantida mesmo com a manutenção, pelo terceiro ano consecutivo, do valor da anuidade paga pelos membros efetivos e o fim da cobrança aos membros honorários. Ele atribuiu, ainda, o saldo positivo “à continuação da campanha de regularização dos consócios inadimplentes, à equalização dos custos do quadro funcional e à redução das despesas com plano de saúde, que foi substituído por um de melhor qualidade e menor curso mensal”. Ainda segundo o advogado, em 2017, ingressaram no IAB 102 novos consócios e foram publicadas na mídia 441 notícias sobre o Instituto, “o que demonstra a grandeza institucional da Casa de Montezuma”.
Sydney Sanches falou também da importância do trabalho em equipe para a manutenção da boa condição financeira da entidade. “Os números demonstram, com clareza, que a administração do IAB, respaldada nas deliberações de sua Diretoria, sob a coordenação do presidente Técio Lins e Silva, vem mantendo um viés de contínua reformulação estrutural e organizacional, como também um controle contábil saudável que tem assegurado o equilíbrio financeiro da instituição”. disse.
O diretor financeiro fez questão de registrar, também, a decisão do presidente de arcar, desde o início da sua gestão, com os custos dos seus deslocamentos para representar o IAB em eventos pelo país. “Sem dúvida alguma, a postura do presidente tem contribuído para a economia dos recursos do Instituto”, disse.
Em seu relatório, Sydney Sanches inseriu números que demonstram a intensificação das atividades institucionais. Segundo ele, em 2017, além do crescimento do quadro de consócios e da presença do IAB na mídia, foram realizados 33 eventos, como seminários, inclusive internacionais, palestras, mesas-redondas, ciclo de conferências e lançamentos de livros, e 41 sessões ordinárias, com a aprovação de 39 pareceres.
Na reunião do Conselho Superior, o membro José Alfredo Ratton entregou a Técio Lins e Silva, para ser entronizada no Museu do IAB, uma medalha doada pelo advogado Júlio de Souza Meirelles, de Minas Gerais, comemorativa ao Centenário do Instituto, ocorrido em 1943.
Técio com a medalha comemorativa ao Centenário do IAB
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!