Adriana Guimarães ressaltou que o congresso é um marco significativo para a troca de ideias que envolvem o tema, com o objetivo de manter a comunidade jurídica atualizada sobre as melhores práticas do setor. Ela defendeu a relevância desses métodos e afirmou que eles seguem em destaque e crescimento: “É importante fortalecer a cultura da resolução consensual de conflitos, promovendo a mediação e a arbitragem como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de uma Justiça mais rápida, eficiente e acessível”.
Um dos temas abordados no congresso foi a implementação de técnicas de mediação na Petrobras. Além das mudanças na área de governança e fortalecimento de mecanismos anticorrupção, a petroleira hoje tem buscado soluções consensuais nas operações de forma ampla, contou a advogada sênior da empresa Paula Karam. “Há segmentos em que não há muitos prestadores de serviços, e brigar em um contrato contamina outros que você tem. Uma modelagem de vantajosidade em uma empresa inclui mil ponderações e tem de ser feita de forma multidisciplinar”, disse ela.
Já no meio privado, a mediação tem se espalhado com rapidez entre diferentes pontos das operações. Na L’Oreal, por exemplo, o pedido da matriz francesa para o braço brasileiro é a criação de um comitê de mediação trabalhista – com a ambição de que o modelo seja replicado, posteriormente, em toda a América Latina. “Queremos solucionar os conflitos da melhor forma possível dos dois lados, já que o ex-empregado é nosso consumidor e porta-voz”, contou a diretora jurídica da multinacional, Sandra Gebara.
Especialistas e líderes do mercado aproveitaram o congresso do CBMA para abordar outros tópicos relevantes para o setor, como práticas de desenvolvimento sustentável, superação de crises e inovações legislativas. O encontro terá uma nova rodada de palestras nesta sexta-feira (8/11).
Também prestigiaram o evento as vice-presidentes da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Luísa Cristina Bottrel e Carla Maria Alcofra, e o secretário-geral do grupo, Luiz Claudio Duarte.
(Com informações do site JOTA.)