Quarta, 19 Junho 2019 16:12

Claudio Pinho diz que combate às fake news é um desafio para os tribunais eleitorais

Cláudio Araújo Pinho e novo presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros Cláudio Araújo Pinho e novo presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros
“Em momentos de polarização ideológica e de criminalização da política, a Justiça Eleitoral assume um papel de preponderância.” Esta é a opinião do consócio Cláudio Araújo Pinho, que representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão solene de posse, nesta terça-feira (18/6), em Belo Horizonte (MG), dos desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Victor de Carvalho, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). De acordo com Claudio Pinho, os tribunais eleitorais, hoje, têm o desafio de combater as fake news. “Boatos sempre existiram na política, mas com as redes sociais foram potencializados a danos inimagináveis”, afirmou.
A sessão foi realizada no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. Alexandre Victor de Carvalho também foi empossado no cargo de corregedor do TRE-MG. Para Cláudio Pinho, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecendo que os crimes correlatos ao processo eleitoral sejam julgados pela Justiça Eleitoral, e não mais pela Justiça comum, “também será um desafio para os tribunais regionais eleitorais, que terão de produzir respostas rápidas para uma sociedade que cobra cada vez mais”.

Estavam presentes na sessão o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; os presidentes da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior; do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais; da  Assembleia Legislativa de MG, deputado Agostinho Patrus Filho, e do TRE-SP Carlos Eduardo Cauduro Padin, entre outras autoridades.