NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 08 Abril 2021 23:06

Cid Benjamim defende punição de mandantes para pôr fim à tortura no País 

Cid Benjamim Cid Benjamim
Preso e torturado pela ditadura militar, o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Cid Benjamim, fez palestra sobre o tema Tortura de Estado e suas variadas formas, nesta quinta-feira (8/4), no canal TVIAB no YouTube. “Colocar os torturadores e, principalmente, os seus mandantes no banco dos réus é fundamental para que não mais se torture no País”, afirmou o jornalista. De acordo com o presidente da Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (Sacerj), Alexandre Moura Dumans, “mesmo com o fim da ditadura, a tortura continua sendo aplicada pela polícia como instrumento para obtenção de provas”. O webinar foi organizado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Schlesinger, que mediou os debates. 
“A tortura deslegitima o Estado como protetor dos direitos humanos e sociais”, afirmou Carlos Schlesinger. O evento foi aberto pela diretora de Biblioteca, Marcia Dinis, e encerrado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. “O Instituto vai continuar combatendo o negacionismo histórico, que tenta soterrar a ocorrência da ditadura e da tortura no País”, afirmou a presidente, para quem “é preciso continuar atuando para preservar a memória, ou seja, a verdade dos fatos”.  

Cid Benjamim falou sobre a crueldade contida na tortura: “A desumanidade vai além da dor física mais intensa, porque a tortura visa a destruir a personalidade, os princípios e os valores da vítima, sem os quais ela não reúne forças para não delatar os companheiros de luta”. Carlos Schlesinger comentou a oportunidade do debate neste momento. “A atualidade do tema vem de uma decisão recente do TRF2, que quebrou a barreira da prescrição, ao tornar réu um militar acusado de prática de tortura, há 50 anos, na chamada Casa da Morte”. 
 
O advogado se referiu à decisão da Primeira Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que, em março deste ano, confirmou o entendimento da corte, que tornou réu o sargento Antonio Waneir Pinheiro de Lima. Ele foi acusado da prática de sequestro, cárcere privado, tortura e estupro, em 1971, na Casa da Morte, em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. 

Pena branda – Alexandre Dumans classificou de “execrável” a tortura e afirmou: “No Brasil, a tortura sempre foi aplicada como instrumento para obtenção de provas, embora ela não vise a revelar a verdade, mas somente aquilo que o torturador quer ouvir da vítima”. Ele criticou a pena prevista para o crime de tortura, que vai de dois a oito anos de prisão, a mesma estabelecida para o de lesão corporal gravíssima. “Na minha opinião, é branda”, disse.  

O vice-presidente da ABI também deu um panorama histórico da tortura no País: “O Brasil passou quase 400 anos sendo construído com base no trabalho escravo, na tortura, e acabou com a escravidão sem que tivesse sido feita uma reforma que acolhesse os libertos, lançados na miséria”.  

Também participaram do evento os consócios Marcos Luiz Oliveira de Souza, que tratou o atual momento como “um período de retrocesso civilizatório”, e Paulo de Castro, que ressaltou: “Toda e qualquer forma de tortura é abominável”. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173