A primeira empossada foi Carolina Lima, que fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB. Ela foi indicada pela presidente do grupo, Adriana Brasil Guimarães, e pelo presidente da Comissão de Direito do Consumidor do IAB, Vitor Greijal Sardas, que ressaltaram a qualidade profissional da advogada. “Ela tem uma veia muito louvável, em prol da liberdade racial e do feminismo, e em todos os momentos está lutando por isso”, disse Sardas. Adriana Brasil Guimarães, que já divide uma vida associativa com Carolina Lima na Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, destacou a felicidade em somar trabalhos com a nova consócia no IAB: “Ela também tem um longo caminho de arbitragem no Canadá, onde residiu, e traz também essa bagagem de conhecimento que com certeza vai agregar à nossa comissão”.
Ao citar Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, fundador do Instituto quase bicentenário, Carolina Lima agradeceu aos indicantes reafirmando seu compromisso com o ensino formal. “Todos sabem que ela, a educação, é baluarte inexpugnável da ordem, a garantia mais forte da tranquilidade pública, a companhia inseparável do progresso, da riqueza e da prosperidade nacional. É a inimiga mais poderosa da tirania e a mãe carinhosa da liberdade. Sem instrução nenhum povo é feliz”, completou.
Da esq. para a esq., Jorge Rubem Folena, Benizete Ramos de Medeiros, Carlos José Pacheco, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
A presidente da Comissão de Educação e Relações Universitárias, Benizete Ramos de Medeiros, saudou Carlos José Pacheco, seu indicado, pelo ingresso no Instituto e no grupo de trabalho conduzido por ela. “Acho que você vai agregar muito em várias comissões pelo seu conteúdo, o que você escreve, o que tem a nos oferecer e pela vontade que você tem de continuar escrevendo”, disse a advogada. O empossado afirmou estar honrado e comprometido com a responsabilidade de fazer parte da entidade. “O IAB imortalizou seu papel de destaque na história brasileira como força que rompeu séculos e se consolidou como instituição fundamental da ordem jurídica brasileira e do debate de relevantes pautas, que notoriamente ajudaram e ajudam a construir um modelo de país”, exaltou Pacheco, que também fará parte da Comissão de Direito Constitucional.
Da esq. para a esq., Jorge Rubem Folena, Manoel Messias Peixinho, Rogerio Borba da Silva, Frederico Tojal Cianni, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Já a Comissão de Direito Imobiliário ganhou o reforço de Frederico Tojal Cianni, que também foi saudado pelos seus indicantes, os consócios Rogerio Borba da Silva e Manoel Messias Peixinho. “Posso dizer que a trajetória do doutor Frederico, hoje também professor, é complementada pela entrada no IAB, para participar desta Casa, contribuir e, acima de tudo, aprender”, disse Peixinho. Ao dar as boas-vindas ao novo membro, Rogerio Borba afirmou que é uma honra ser padrinho dele. “Temos aqui uma valiosa aquisição: Um homem honrado e uma pessoa íntegra, que tenho certeza que agregará muito à nossa Casa”, completou.
Em seu discurso de posse, Frederico Tojal Cianni exaltou a atividade da advocacia e contou sobre sua caminhada profissional. Tendo seguido a carreira da docência, ele escolheu retornar à prática recentemente. “Com calma, podemos vir para a advocacia, organizá-la e, então, vamos participar dos órgãos de classe para poder colaborar, não só para ostentar uma medalha no peito”, disse o novo membro.