NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Terça, 18 Setembro 2018 03:25

Ato de desagravo reúne centenas de advogados em frente ao Fórum de Duque de Caxias

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta segunda-feira (17/9), em frente ao Fórum de Duque de Caxias (RJ), do ato de desagravo, organizado pela OAB/RJ, à advogada Valéria Lúcia dos Santos, algemada e presa no exercício da profissão durante uma audiência no 3º Juizado Especial Cível daquele município, na semana passada. Os presidentes da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, se manifestaram em defesa das prerrogativas da classe e conclamaram a união da advocacia. Muito emocionada, Valéria Lúcia dos Santos disse: “Estudei muito para ser advogada, e só tenho a agradecer às manifestações de centenas de colegas, pois as mulheres são as que mais sofrem”.


Rita Cortez (ao centro) durante o ato de desagravo em frente ao Fórum de Duque de Caxias 


Claudio Lamachia classificou o ato, que contou com a presença de advogados de vários estados do País, como “uma demonstração clara de união da advocacia brasileira”. Lamachia pediu a Valéria Lúcia dos Santos que se sentisse abraçada pelos mais de um milhão e cem mil advogados e advogadas de todo o País. “Te saúdo como presidente nacional da OAB, mas principalmente como colega de profissão. Temos que mostrar à sociedade que em um somos todos e em todos somos um”, disse. Lamachia afirmou, ainda: “Inspirado pela Valéria, quero aqui, com a autorização dela, conclamar uma união nacional pela nossa profissão e pela nossa entidade”.

Felipe Santa Cruz destacou a iniciativa de advogados do interior do estado em comparecer ao ato de desagravo, como também a de advogados do Espírito Santo, que viajaram de ônibus por toda a madrugada para participar da manifestação. “O Rio, comovido, recebe a todos de forma grata, para dizer que não esqueceremos essa solidariedade”, disse. Segundo o presidente da OAB/RJ, “quando a advocacia é afrontada, são atacados todos os cidadãos de bem”. De acordo Felipe Santa Cruz, “não houve somente uma violência contra a advocacia, mas contra a mulher. É clara a luta de inclusão da mulher na advocacia e na sociedade. A indignação contra a violência é combustível para unir a todos”.


No meio da multidão, Felipe Santa Cruz discursa, sob os olhares de Luciano Bandeira, Valéria Lúcia dos Santos e Claudio Lamachia

Depois do ato de desagravo, a diretora do Fórum de Duque de Caxias, juíza Mafalda Lucchese, informou que foi aberto um processo administrativo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apurar os fatos. De acordo com a OAB/RJ, a juíza leiga, que é advogada, responderá a processo administrativo aberto na Seccional.

Também compareceram ao ato os presidentes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles; da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Eduarda Mourão; da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da OAB Mulher do Rio de Janeiro, Marisa Gaudio, e da OAB/SP, Marcos da Costa, entre outras lideranças da advocacia.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173