Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Sylvio Capanema ingressou no IAB em 1984, advogou por 34 anos, especialmente no segmento do Direito Imobiliário, e foi coautor do projeto de lei transformado na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991). Ele morreu aos 82 anos, de Covid-19, no dia 20 de junho de 2020. “Sylvio Capanema foi um grande advogado, professor e magistrado, que tinha uma oratória irrepreensível e uma cultura jurídica muito ampla”, destacou Rita Cortez.
Organizado pela advogada Wania Baeta, que é membro da Comissão de Direito Imobiliário do IAB e da Comissão Especial de Direito Condominial da OAB Nacional, o webinar contou com o apoio do Instituto. Segundo Wania Baeta, “o professor Sylvio Capanema tinha a simplicidade dos que detêm a sabedoria”. Também participaram do evento o desembargador do TJRJ Werson Rêgo; o presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/MT, Miguel Zaim; o conselheiro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-RJ) Antero Parahyba e o advogado João Basílio.
Na defesa do aumento do valor da multa de 2% prevista no art. 1.336, § 1º, do Código Civil (Lei 10.406/2002), Arnon Velmovitsky apresentou a sua justificativa: “Na verdade, o devedor escolhe pagar as dívidas que apresentam encargos de maior monta, como cartão de crédito e cheque especial, razão pela qual é de extrema importância aumentar a multa de 2% para 10%, como forma de inibir a inadimplência nos condomínios”. A respeito do homenageado, Velmovitsky disse: “Foi um homem pleno, grande advogado, professor, jurista e magistrado, que tinha a generosidade de atender a todos que o procuravam, sempre com muito respeito”.
Nicho – O presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/MT comentou o crescimento do Direito Condominial e a influência de Sylvio Capanema na ampliação da discussão dos temas relacionados ao segmento. “Sempre que vinha fazer palestra aqui no Mato Grosso, ele ressaltava a importância do Direito Condominial e alertava para o aumento desse nicho de mercado para a advocacia especializada”, disse Miguel Zaim. De acordo com o advogado, atualmente, cerca de 70 milhões de brasileiros vivem em condomínios. “Quase um quarto da população brasileira mora em condomínios, que são grandes arrecadadores e empregadores, ou seja, uma grande clientela para a advocacia”.
Miguel Zaim falou da homenagem prestada pela Câmara Municipal de Cuiabá (MT) ao jurista. No segundo semestre do ano passado, por iniciativa do vereador Marcrean Santos (PP), foi criado o Dia do Advogado Condominial, a ser celebrado em 24 de abril, data de nascimento de Sylvio Capanema. O advogado defendeu a criação do Dia Nacional do Advogado Condominial, com comemoração na mesma data.
Na sua participação, o desembargador Werson Rego, ao elogiar a iniciativa da homenagem, falou da sua “saudade do amigo e autor de tantas lições inesquecíveis”. Para o advogado João Basílio, “Sylvio Capanema foi um dos maiores oradores do País”. O engenheiro Antero Parahyba lembrou os primeiros contatos com o homenageado. “O conheci no início dos anos 1990, quando ele fez uma palestra no Clube de Engenharia, no Centro do Rio, em que o auditório ficou lotado, com muitas pessoas em pé para ouvi-lo”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!