O magistrado assumiu a presidência no lugar do desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, que, segundo André Marques, “deixa o legado de ter conduzido a eleição mais difícil da história, no meio da pandemia, sem qualquer intercorrência que viesse a macular o resultado eleitoral”. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou virtualmente da solenidade.
Compuseram a mesa de honra o governador do Rio, Cláudio Castro; os presidentes do TJRJ, desembargador Henrique Figueira, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juiz Felipe Gonçalves, e da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e o senador Romário (Pode/RJ). Também participaram da solenidade várias autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre as quais a procuradora regional eleitoral do Rio, Silvana Batini Cesar Goes. A advogada Vânia Aieta, recém-nomeada presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, falou em nome dos advogados eleitoralistas.
O desembargador Elton Martinez Carvalho Leme tomou posse como membro do TRE-RJ e vice-presidente e corregedor regional eleitoral. “Ele assumirá a presidência do tribunal em dezembro deste ano, quando termina o mandato de dois anos na corte do presidente Cláudio Luís Braga dell`Orto”, explicou André Marques. De acordo com o advogado, “o desembargador Elton Leme terá um ano e meio para se preparar para presidir as eleições gerais no Estado do Rio de Janeiro, em 2022”.
Também foi empossado como membro do tribunal o juiz Afonso Henrique Barbosa. Para André Marques, “o juiz será um escudeiro competente do próximo presidente, em razão do êxito e da capacidade já demonstrados em outras missões no TJRJ”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!