OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quarta, 06 Junho 2018 22:18
Adriana Brasil Guimarães representa o IAB na inauguração da nova Casa das Prerrogativas dos advogados
“Esta iniciativa da OAB/RJ é de extrema importância para os advogados em início de carreira, que não têm recursos para montar um escritório, como também para os advogados do interior do estado que vêm à capital para fazer suas sustentações na Justiça e passam a contar com um amplo e bem equipado espaço, situado a menos de 250 metros de distância do Fórum Central da Justiça Estadual, para realizar os seus trabalhos.” A afirmação foi feita pela 3ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Adriana Brasil Guimarães, que representou a presidente nacional, Rita Cortez, na inauguração da nova Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, nesta quarta-feira (6/6), no Centro do Rio. Com de 1.800 m², a nova casa está instalada no 11º andar do Centro Cândido Mendes (Rua da Assembleia 10) e "é a maior estrutura de apoio já entregue à advocacia no Brasil", segundo o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.
Compareceram à inauguração os presidentes do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, e da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira; além de ex-dirigentes de entidades da advocacia, presidentes de subseção, conselheiros, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. Ainda de acordo com Adriana Brasil Guimarães, “o IAB sempre apoiará o Conselho Federal da OAB e a Seccional do Rio em iniciativas que proporcionem benefícios à classe”. No novo espaço, também será instalada a Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ.
Felipe Santa Cruz ressaltou a informalidade da inauguração: “O importante é podermos pagar a estrutura que está sendo disponibilizada para a advocacia. Quero agradecer aos colegas que se unem a nós neste momento, em algo que é maior que uma inauguração, é um sentimento de resistência, luta e amizade, que a Ordem tão bem simboliza. Todos sabem da nossa rotina, do momento de dificuldade financeira pelo qual passa nosso estado. Todos somos heróis, e seria profundamente injusto se atraísse para mim os louros dessa conquista. Esta casa é nossa, todos contribuímos”, afirmou ele na solenidade.
Segundo o presidente da comissão, Luciano Bandeira, “a estrutura montada é dedicada ao advogado militante, que está no dia a dia no balcão do fórum, lutando pela sua sobrevivência e de sua família”. Claudio Lamachia destacou a importância do empreendimento num momento de crise econômica enfrentada pelo estado. “O Rio de Janeiro passa por dificuldades, mas a OAB/RJ tem dado o exemplo de como devem ser geridos a coisa pública e os recursos da advocacia”, afirmou.
No novo espaço, que é 12 vezes maior do que a antiga Casa do Advogado, os advogados contam com mais de cem computadores com wifi de alta velocidade; 33 escritórios compartilhados; Escola de Inclusão Digital; torres para carregamento de celular; bancadas para a utilização de laptops; guarda-volumes ampliado e serviço de engraxate; refeitório, além de um espaço de convivência batizado de Esquina Sobral Pinto, com máquinas de café, refrigerantes e petiscos.