A certificação das varas foi uma iniciativa da Corregedoria do TRT/RJ, com o objetivo de reconhecer o trabalho de servidores e magistrados, aprimorar a prestação jurisdicional e incentivar a cultura da excelência. “Parabéns à corregedora, desembargadora Mery Bucker Caminha, e também ao presidente, desembargador José da Fonseca Martins Junior, por encampar e apoiar uma ideia simples, que terá um efeito multiplicador em favor da boa prestação jurisdicional”, elogiou Daniel Apolônio, para quem “a Corregedoria fez um golaço, ao criar o Selo de Excelência para o reconhecimento do trabalho desempenhado por magistrados e servidores”.
Os critérios adotados para a certificação foram a avaliação, relativa ao ano de 2019, do Índice de Desenvolvimento das Varas (IDV); das pendências de ações coletivas antigas na fase de conhecimento; das pendências de grandes litigantes na fase de conhecimento e das ações colaborativas implementadas e compartilhadas no Portal do Conhecimento. Além do Selo de Excelência, também foram entregues certificados de menção honrosa a três varas do Trabalho que melhoraram significativamente seus IDVs.
De acordo com o presidente do TRT/RJ, a certificação significa o reconhecimento da competência dos servidores e juízes do Trabalho. “Sem vocês, seria inócua qualquer atividade jurisdicional”, afirmou José da Fonseca Martins Junior, durante a premiação.
A corregedora destacou que a certificação visa a promover a solidariedade e o compartilhamento de ideias e soluções entre as varas. “Não queremos estimular a competição entre as varas, mas incentivar a divulgação de ações que estão dando resultado”, explicou Mery Bucker Caminha.
Conforme os números do TRT/RJ, em 2019, houve aumento na efetividade da execução (63%), das sentenças líquidas (29%) e das audiências (12%), além de redução do prazo médio do ajuizamento até o arquivamento (18%).
Dentre os magistrados e advogados que compareceram à cerimônia, estavam a juíza Claudia Marcia de Carvalho Soares, titular da 28ª Vara do Trabalho, uma das premiadas, e o advogado Bérith Citro Lourenço Marques Santana, membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!