NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 30 Outubro 2019 17:20

‘A advocacia é a resistência ao estado autoritário’, afirma Antonio Claudio Mariz de Oliveira

Antonio Claudio Mariz de Oliveira Antonio Claudio Mariz de Oliveira
O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), afirmou nesta terça-feira (29/10), no plenário do IAB, que “a advocacia é a resistência ao estado autoritário e às ameaças ao estado democrático de direito e às garantias individuais”. O criminalista fez palestra antes do lançamento, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, do livro Lei Anticrime?. A obra, prefaciada pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, reúne os estudos do Instituto sobre os projetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, com o propósito de intensificar o combate à criminalidade. Os pareceres do IAB rejeitaram 17 das 19 medidas do pacote de Moro. Antonio Claudio Mariz de Oliveira disse que “o verbo é a arma de resistência da advocacia, que não pode parar de se manifestar”.
No evento, aberto pela presidente do IAB, também integraram a mesa o presidente da Comissão de Direito Penal, Marcio Barandier, e os membros da comissão Carlos Eduardo Machado e Maurício Stegemann Dieter. “Os 22 relatores dos pareceres reunidos no livro produziram um excelente trabalho científico, marcado pela honestidade intelectual e isento de motivações pessoais, ideológicas, políticas ou partidárias”, afirmou Marcio Barandier.

Ainda sobre o posicionamento do IAB a respeito do pacote de Moro, em relação ao qual foram aprovadas, com ressalvas, apenas duas das 19 medidas, o presidente da comissão disse: “Daqui a alguns anos, nós poderemos dizer que estávamos do lado certo da história”. Maurício Dieter, que assina a apresentação da obra, foi quem sugeriu transformar em livro as ideias da comissão. “O trabalho é de enorme gabarito técnico e tem a coragem de dizer que o projeto inteiro é uma fraude”, afirmou ele.
 
Da esq. para a dir., Mauricio Dieter, Marcio Barandier, Rita Cortez, Carlos Eduardo Machado e Antonio Claudio Mariz de Oliveira



Na sua palestra, Antonio Claudio Mariz de Oliveira elogiou a qualidade da publicação. “Cada dispositivo do pacote foi esmiuçado, pinçando todos os aspectos negativos, como também os positivos, que eram poucos”, disse. O criminalista criticou o endurecimento penal contido nas propostas de Moro. “Não se combate a criminalidade com cadeia, mas com ataque às causas dos crimes”, afirmou Mariz de Oliveira. Para embasar a sua afirmação, o advogado ressaltou que “o mundo já reconhece que a pena de prisão não inibe o cometimento de novos crimes”, e informou que “no Brasil, 70% da população carcerária são reincidentes”.

Ele falou também sobre as dificuldades atualmente enfrentadas pela advocacia. “Parte da magistratura, do Ministério Público e da sociedade acha que o advogado atrapalha a aplicação do direito penal punitivo, considerado por eles o caminho para a solução dos problemas”, criticou. Segundo o criminalista, “a advocacia existe, sim, para atrapalhar tudo que vise a suspender as garantias individuais e a instaurar, como está ocorrendo no País, o estado autoritário dentro da democracia”.
 
Da esq. para a dir., Carolyne Albernard, Sheila Lustoza, Diogo Mentor, Marcia Dinis, Katia Tavares, Márcio Barandier, Ricardo Pieri, Carlos Eduardo Rebelo, Mauricio Dieter e Carlos Eduardo Machado, no lançamento do livro
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173