A declaração foi dada nesta terça-feira (30), após um encontro com prefeitos no Palácio Guanabara
Wilson Witzel afirmou que quem usa entorpecentes comete um crime (Foto: Divulgação | Gov-RJ)
O governador do Rio, Wilson Witzel, afirma que usuários de maconha que forem flagrados consumindo a droga em praias do Rio serão levados para a delegacia. A declaração foi dada nesta terça-feira, após um encontro com prefeitos no Palácio Guanabara.
Witzel disse que o Estado já tinha conhecimento do consumo de drogas na praia, mas revelou que havia dúvidas com relação ao protocolo de ação para nesse tipo de abordagem.
Wilson Witzel afirmou que os usuários de entorpecentes cometem um crime, embora a lei tenha sido alterada em 2006 e a pena não seja mais privativa de liberdade. Apesar da fala do governador, a medida não deve trazer mudanças práticas na rotina das forças de segurança do estado.
A presidente do Sindicato dos Delegados do Rio, Isabelle Conti, pondera que o procedimento apresentado pelo Governador já é praticado no dia a dia. Já a especialista em Direito Penal, Marcia Dinis acredita que caso a medida defendida pelo governador seja implementada, as ações devem atingir apenas pessoas de menor poder aquisitivo.
Ainda segundo Witzel, desde a alteração da lei para que os usuários de droga não sejam presos, a Polícia Federal registrou um aumento exponencial da apreensão de entorpecentes. No entanto, o Governador não apresentou os números.
FONTE: Band News - 30/07/2019