Brasília – A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, homenageou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, com a Medalha Luiz Gama, concedida pela sua atuação em defesa da advocacia e sociedade.
Durante a homenagem a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, agradeceu ao Conselho pela recepção que teve desde sua eleição e elencou a importância da parceria existente entre as duas entidades. “Não há democracia onde não há sociedade. Somos instituições (IAB e OAB) que são reconhecidas pela sociedade brasileira e temos a obrigação de atuar pela diminuição da desigualdade”, afirmou.
Nascido em 21 de junho de 1830, na cidade de Salvador, filho de fidalgo português (cujo nome jamais revelou) e da escrava Luisa, conhecida pela ativa participação na Revolta dos Malês (com certeza a maior revolta de escravos ocorrida na Bahia no século XIX), e vendido, ele próprio, pelo pai como escravo aos 10 anos de idade.
Luiz Gama destacou-se na luta a favor da abolição da escravatura, tendo sido responsável pela libertação de mais de mil cativos, atuando como rábula, sempre dentro da lei, perante os tribunais.
Luiz Gama faleceu em São Paulo, na data de 24 de agosto de 1882, sem ver concretizada a abolição que tanto defendera. A medalha foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer especialmente para o IAB.
A ação nobre de Gama foi reconhecida formalmente pelo Conselho Federal da OAB em 2015, quando lhe foi conferido o título póstumo de profissional da advocacia.
Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56874/lamachia-e-agraciado-com-a-medalha-luiz-gama.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.
FONTE: Portal do Magistrado - 11/12/2018