Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência e contra o preconceito (Reprodução / Alerj)
O atual contexto político brasileiro para a mulher é o tema do seminário que a Comissão da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará no dia 12 de março, das 17h às 20h, no plenário do IAB, no centro do Rio. O evento será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e terá oito palestrantes, entre as quais a presidente da Comissão da Mulher, Deborah Prates, ativista da causa das mulheres com deficiência, que também será a mediadora dos debates, e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ, Ivone Ferreira Caetano.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.iabnacional.org.br/eventos . Aos estudantes de Direito serão concedidas três horas de estágio pela OAB/RJ. O IAB fica na Avenida Marechal Câmara 120, 5º andar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173.
Palestrantes
Ivone Ferreira Caetano
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e diretora da Diretoria de Igualdade Racial da OAB/RJ
Adriana Ramos de Mello
Juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJRJ
Valéria Pelá
Advogada, integrante do Conselho Estadual da Mulher de Goiás, vice-presidente do Centro Popular da Mulher/UBM-GO, secretária de Políticas para a Mulher Trabalhadora da CTB/GO e idealizadora do Coletivo Advogadas do Brasil
Luciana Boiteux
Professora associada de Direito Penal da UFRJ e integrante do movimento feminista #partidA RJ
Amanda Motta
Advogada, administradora do canal Mulheres do Século XXI e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ
Luciana Bittencourt
Bacharel em Produção Cultural, doutoranda e mestre em Política Social pela UFF, vice-coordenadora do Projeto de Extensão da UFF “Por que também precisamos falar de violência?”
Maria Eduarda Aguiar
Advogada, presidente da ONG Pela Vidda Rio e ativista da causa das pessoas transgênero
Deborah Prates
Presidente da Comissão da Mulher do IAB, pós-graduanda em Gênero e Direito na Emerj e ativista da causa das mulheres com deficiência
FONTE: Diário Carioca - 27/2/2019