Para a diretora secretária de Diversidade e Representação Racial do IAB, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, as empossadas representam mentes brilhantes dentro da advocacia. De acordo com a diretora, Suely Beatriz Ferreira tem papel destacado na defesa dos direitos humanos, com cotidiano atravessado por lutas incansáveis. “O ingresso dela nesta Casa trará mais do que um suspiro na roda das conquistas de raça e gênero; trará o sopro da vida'', disse Edmée da Conceição Cardoso, que, junto com a ex-presidente do IAB Rita Cortez indicou Suely Beatriz Ferreira ao IAB.
Em seu discurso de boas-vindas para a empossada, a consócia Mônica Francisco afirmou que, na época da escravatura, os ancestrais de Suely diriam que o Instituto não pertence a pessoas negras. No entanto, destacou Francisco, “hoje em dia é possível alcançar sonhos e objetivos através da capacidade e estudo”. A nova membro da Comissão de Igualdade Racial agradeceu as saudações e reafirmou seu compromisso de aprendizado por meio dos debates do IAB. A advogada, que se formou em Direito depois de aposentada, também garantiu que a posse é um “estímulo e incentivo a outros advogados negros que ingressarão na Casa de Montezuma com esperança de conviverem em uma comunidade juridica inclusiva, diversa, mais justa e igualitária”.
Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, André Fontes, Maria Elizabeth Nunes, Carlos Eduardo Machado e Nélio Georgini
Indicada pela presidente da Comissão de Filosofia do Direito do IAB, Maria Lucia Gyrão, a advogada Maria Elizabeth da Silva Nunes foi saudada pelo desembargador federal e membro do IAB André Fontes. Segundo o jurista, a nova consócia é “uma das advogadas com mais conhecimentos de direitos autorais no País”. Maria Elizabeth Nunes, que vai integrar a Comissão de Filosofia do Direito, também é especialista em Filosofia Cristã. A advogada agradeceu pela indicação e as boas-vindas e afirmou que não acreditava que o ingresso no IAB era uma realidade. “Estou aqui para trabalhar e colaborar”, disse Maria Elizabeth Nunes.
Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Adriana Guimarães, Mônica Flauzino Mendes, Carlos Eduardo Machado e Nélio Georgini
A Comissão dos Direitos da Mulher ganhou o reforço de Mônica Flauzino Mendes, indicada pela ex-presidente do Instituto Rita Cortez. A 2ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães, afirmou que é uma felicidade “ver a posse de três mulheres fortes, que conquistaram seus espaços na carreira jurídica, tomando posse”. Segundo ela, Mônica Flauzino Mendes, que atua no Estado de Goiás e em âmbitos nacional e internacional, irá agregar à Comissão de que fará parte com destacado conhecimento e atividades. De acordo com a empossada, o ingresso no IAB significa que o Instituto deposita confiança nas ações passadas e futuras dos novos membros. A advogada também ressaltou a honra em fazer parte de uma instituição que “teve papel fundamental para o arcabouço legislativo do Império e da República”.