A abertura do evento ficou a cargo da presidente da comissão, Vânia Aieta, que também preside a Comissão de Direito Eleitoral do IAB. Ela reafirmou o compromisso do Observatório de criar um canal permanente da advocacia fluminense para o acompanhamento das eleições da forma mais isenta possível, na luta pela manutenção do Estado Democrático de Direito. Na mesa de abertura, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, afirmou: "Tenho certeza de que conseguiremos dar uma contribuição inicial a esse processo eleitoral, reafirmando sempre a posição da OABRJ de confiança na Justiça Eleitoral, nas urnas eletrônicas e na lisura do processo eleitoral".
Da esq. para a dir., Sydney Sanches, Vânia Aieta e Luciano Bandeira (Fotos de Flávia Freitas – OAB/RJ)
Além de Sydney Sanches, compuseram o painel inicial, intitulado A Justiça Eleitoral e o enfrentamento à desinformação, a ex-desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), Cristiane Frota, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Elton Leme. O presidente do IAB lembrou que "no nosso passado recente, tivemos exemplos muito concretos do prejuízo causado pela desinformação e pelas notícias falsas, desde o ocorrido no Brexit até o impacto sofrido por nossa eleição presidencial de 2018”.
Sydney Sanches informou que, com a ajuda de Vânia Aieta, o IAB celebrou convênios que envolvem a fiscalização da circulação da desinformação, junto com outras instituições tradicionalmente ligadas à defesa do Estado Democrático de Direito. “Apesar de todas as tentativas de demonstrar a fragilidade da democracia brasileira, a reação das instituições e do povo tem sido um pacto de que não abriremos mão das conquistas obtidas desde a Constituição de 1988".
Participando de maneira remota, o servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e coordenador do Núcleo de Combate à Desinformação Virtual, Frederico Alvim, falou sobre os efeitos da chamada "era da pós-verdade" nas relações sociais e nos processos políticos ao redor do planeta: “Vivemos um momento histórico em que os fatos parecem não ter importância, em que o valor da verdade foi relativizado, e no qual as pessoas simplesmente escolhem aquilo em que querem acreditar". O desembargador Elton Leme destacou o impacto das fake news, mas reafirmou sua confiança no trabalho da Justiça Eleitoral. "A Justiça Eleitoral conta hoje com o que há de melhor em termos de conhecedores da matéria", afirmou o presidente do TRE.