Há 38 anos o Conselho Federal não tinha um presidente do Rio de Janeiro: o último foi Eduardo Seabra Fagundes, que presidiu a entidade entre os anos de 1979 e 1981. A chapa "OAB Forte e Unida", encabeçada por Santa Cruz, elegeu ainda o ex-presidente da OAB-BA Luiz Viana para o cargo de vice-presidente; o ex-diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) José Alberto Simonetti para o cargo de secretário-geral; o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de secretário-geral adjunto, e o ex-presidente da OAB-PR José Augusto Araújo de Noronha como diretor-tesoureiro.

Claudio Lamachia, que ficou à frente da entidade de 2016 a 2019, deu posse à nova diretoria em um momento marcado pela emoção. “Vou me permitir usar a tribuna por alguns minutos, não para mais um discurso, mas para um agradecimento que me vejo na obrigação de fazer. E meu coração impõe que eu faça. Eu quero parabenizar Felipe Santa Cruz, este guerreiro que chega ao cargo a par de suas qualidades, de seu talento e de sua trajetória na Ordem. A OAB do Rio de Janeiro, mesmo em meio à crise que aquele valoroso estado atravessa, se sobressai em suas lutas e muito disso se deve a este grande colega”, apontou.
Após os trâmites formais de leitura do compromisso de posse, das assinaturas dos termos oficiais e da entrega das carteiras e dos diplomas aos membros da nova diretoria do CFOAB, Felipe Santa Cruz fez seu primeiro discurso como presidente. “O terreno da OAB não é o da política, mas o do direito. Queremos evitar que aconteça com a Ordem o que aconteceu com outras instituições, encapsuladas por nortes políticos e econômicos. Nossa trincheira sempre será a da democracia, aclarando o debate”, disse.
Para ele, “a Ordem aplaude toda e qualquer iniciativa que induza aos mais altos níveis de ética, bem como que induza aos mais altos níveis de segurança pública nas ruas e ambientes privados, mas jamais corroborará com o uso desregrado de aparatos do Estado”.
Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky nasceu no dia 3 de abril de 1972, filho único de Ana Lúcia e de Fernando Santa Cruz, desaparecido político aos 26 anos de idade. Advogado militante desde que se formou pela PUC-Rio, em 1997, é também mestre em Direito e Sociologia pela UFF.
Em 2006, foi eleito conselheiro da OAB/RJ. À frente do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional, comandou a implantação do projeto OAB Século 21, que equipou e modernizou as salas da Ordem em todo o estado. Três anos depois, os advogados elegeram Felipe para a presidência da Caarj. Em 2013, Foi eleito presidente da OAB/RJ e tornou-se, aos 40 anos, o advogado mais jovem a assumir o comando da Seccional fluminense, sendo posteriormente reeleito para o triênio 2016/2018. Assume agora, aos 46 anos, o mandato de presidente do Conselho Federal da OAB para o triênio 2019/2022, sendo também o mais jovem a ocupar esse cargo.
