A solenidade contou com participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Balazeiro, ex-procurador-geral do Trabalho, que destacou “a competência exemplar de Berthier e Fabio Goulart na condução do MPT do Rio”. Rita Cortez ressaltou a qualidade da parceria entre os dois reconduzidos: “É uma dupla dinâmica e infalível que está à frente do Ministério Público do Trabalho do Rio, nos últimos seis anos”. A advogada trabalhista também mencionou os seus “laços afetivos” com o presidente e o vice-presidente e os classificou como “grandes personalidades do mundo jurídico trabalhista”.
João Batista Berthier comentou a parceria: “A dedicação incansável ao trabalho e a parceria com Fábio Goulart Villela, com quem aprendi muito como seu vice-presidente, foram decisivas para o apoio que recebemos da categoria”. Ele acrescentou: “Perseverança também foi muito importante, pois, naturalmente, há dias em que bate o cansaço, mas é preciso seguir em frente e manter o Ministério Público em pleno funcionamento, sendo importante ressaltar a iniciativa dos servidores, que na pandemia utilizaram os seus próprios equipamentos para continuar trabalhando a distância”.
Fabio Goulart Villela também falou do trabalho com João Batista Berthier, que foi seu vice nos dois mandatos em que esteve à frente do MPT/RJ nos biênios 2015/2017 e 2017/2019: “O nosso trabalho é um casamento que deu certo, pois as nossas diferenças agregam, prevalecendo nos momentos em que não há consenso o ponto de vista mais adequado para resolver uma situação”.
Também participaram da solenidade virtual o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargadora Mery Bucker Caminha; os presidentes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Messod Azulay Neto e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), Flávio Alves; a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva; a presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Claudia Marcia de Carvalho Soares; o secretário-geral da OAB/RJ, Álvaro Quintão, e o deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ).
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!