NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 27 Outubro 2023 13:08

Silvio de Almeida, ministro dos Direitos Humanos, tomará posse no IAB nesta segunda-feira

O ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida, tomará posse como membro benemérito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a instituição jurídica mais antiga das Américas. A cerimônia acontecerá nesta segunda-feira (30/10), às 18h, no plenário histórico da entidade, que fica à Avenida Marechal Câmara, nº 210, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, Silvio de Almeida também irá proferir uma palestra.

O advogado se tornou uma das vozes mais influentes na discussão sobre questões raciais e sociais no Brasil, tendo desenvolvido estudos em áreas como racismo estrutural, compliance e práticas antidiscriminatórias. Nesse tema, ele publicou o livro Racismo Estrutural, em 2019. Antes de assumir a pasta dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida atuou como professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e como presidente do Instituto Luiz Gama.

O futuro associado do IAB tem notável carreira acadêmica: Além de mestre em Direito pela Mackenzie e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2020, foi professor visitante do Centro de Estudos Latino-americanos e Caribenhos da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, quando ministrou disciplinas sobre raça e Direito. Em 2022, ocupou cadeira como visitante na Universidade de Columbia, também nos Estados Unidos.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173