OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Quarta, 20 Julho 2016 04:08
Sérgio Ferraz recebe de Técio Lins e Silva a Medalha Montezuma
"As nossas vidas se entrecruzaram em vários momentos, inclusive quando fomos candidatos à presidência do IAB e você, merecidamente, me venceu." A afirmação foi feita pelo ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros Ricardo César Pereira Lira, da tribuna do plenário, nesta quarta-feira (20/7), ao fazer a saudação ao jurista Sérgio Ferraz, que presidiu o IAB no biênio 1984/1985, na solenidade em que lhe foi entregue a Medalha Montezuma pelas mãos do presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva. A cerimônia contou com a presença da ex-presidente Maria Adélia Campello.
"Sérgio Ferraz é um homem com serviços prestados à advocacia e ao IAB e por quem tenho grande afeto", afirmou Técio Lins e Silva, antes de passar a palavra ao orador, "para fazer a saudação em nome dos advogados brasileiros e da Casa de Montezuma". Em seu discurso, Ricardo César Pereira Lira, que presidiu o IAB de 1992 a 1994, destacou vários momentos que vivenciou com o homenageado. "Em primeiro lugar, nossos pais foram grandes amigos. Além disso, fomos procuradores do Estado e professores da Faculdade de Direito da Uerj", pontuou.
A Medalha Montezuma é concedida pelo presidente do IAB aos que tenham prestado relevantes serviços ao Instituto ou que sejam portadores de títulos e trabalhos jurídicos de alto nível. De acordo com Ricardo César Pereira Lira, "Sérgio Ferraz merece receber a Medalha Montezuma pelo seu talento, sua erudição e capacidade de pesquisa, por ser um exímio conhecedor do Direito do Trabalho e pioneiro nos estudos do Direito Urbanístico, além da sua destacada atuação como assessor do senador Bernardo Cabral, relator da Assembleia Constituinte de 1988".
'Os Lins e Silva estão na minha vida' - O homenageado assumiu a tribuna afirmando: "Esta é uma noite memorável para mim". Em seguida, Sérgio Ferraz disse, se dirigindo a Técio Lins e Silva: "Após muitos anos sem vir ao IAB, vejo que, por conta do seu dinamismo, querido e velho amigo, esta Casa está renovada, foi modernizada com bom gosto, mantendo a classe e a tradição do nosso Instituto". Em seu discurso, o ex-presidente registrou, de maneira emocionada, a sua relação com Raul, Evandro e Paulo Lins e Silva, respectivamente, pai, tio e primo do presidente do IAB. "Os Lins e Silva estão na minha vida".
Sérgio Ferraz disse que a oração feita por Ricardo Cesar Pereira Lira "tocou" o seu coração. "Os caminhos de nossas famílias sempre estiveram ligadíssimos. Eu e Ricardo somos pessoas movidas pelo vírus da atividade advocatícia", afirmou. Ao concluir a sua fala, revelou: "Completei 80 anos esta semana e espero chegar aos 120, principalmente agora que vou sair daqui fortalecido por esta homenagem. Nunca vou me esquecer desta noite".
Durante a solenidade o secretário-geral do IAB, Jacksohn Grossman, leu as mensagens de congratulação enviadas pelos consócios que não puderam comparecer à solenidade: Bernardo Cabral, Henrique Mauês, Ester Kosovski, Aristóteles Atheniense, Maria Lúcia Gyrão, Ana Tereza Basílio e Paulo Penalva Santos.