OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
Sexta, 01 Maio 2020 02:58
Rita Cortez exalta conquistas dos trabalhadores e pede solidariedade contra a pandemia
Em mensagem gravada em vídeo, em homenagem ao Dia do Trabalhador, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, destaca, nesta sexta-feira (1º/5), que, “nesta data histórica e internacionalmente conhecida, comemoram-se as conquistas alcançadas pelos trabalhadores, em prol de melhores condições de vida e de trabalho”. A advogada trabalhista propõe “fazer do 1º de maio um dia de reflexão, para resistir às propostas e projetos que visam à reconstrução doutrinária destrutiva do Direito do Trabalho”.
Rita Cortez fala também sobre a grave crise sanitária. “Diante da pandemia e das consequências trazidas pela Covid-19, o Instituto dos Advogados Brasileiros se sente na obrigação de clamar por solidariedade e humanidade”, defende. A advogada comenta a respeito do grande número de trabalhadores vitimados pela pandemia e se refere aos profissionais da área da saúde como “heróis e heroínas”.
A presidente nacional do IAB fala em “sensibilidade social”, ao tratar das pessoas que “não têm a proteção do Estado” e se aglomeram na entrada dos bancos para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Ela ressalta que a informalidade hoje atinge 40% dos trabalhadores do País, que estão “sem contratos de emprego e direitos”.
A presidente critica, ainda, a reforma trabalhista, feita, segundo ela, para “criar empregos”, mas que, ao contrário do que foi anunciado, resultou “no vergonhoso índice de mais de 12% de desempregados em todo o País”.