Foram agraciados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos; a ministra do STJ e atual corregedora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) Flávio Bóson Gambogi.
Segundo Aquino, a participação do IAB na solenidade é o reconhecimento “da capacidade assertiva de se estabelecer um diálogo vigoroso com entes políticos e jurídicos para uma atuação institucional mais efetiva visando ao aperfeiçoamento da ordem jurídica legítima e democrática”. Na ocasião, também esteve presente o membro honorário do IAB Paulo Velten, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Maranhão (TRE-MA).
A proposição da homenagem foi apresentada pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), e pelo então deputado estadual Roberto Costa, hoje prefeito do município de Bacabal. Na solenidade, Iracema Vale disse que o ato solene representava mais do que um simbolismo. “Os homenageados são personalidades que dignificam a magistratura e a vida pública no Brasil. É uma forma de afirmar a importância do trabalho de cada um dos ilustres homenageados para o fortalecimento das instituições brasileiras”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.
Em nome dos demais homenageados, coube à ministra Maria Isabel Galloti agradecer a honraria concedida pelo Parlamento Estadual. “Este ato simboliza para nós o compromisso renovado com a justiça, a democracia e o Brasil. Vejo o Maranhão na vanguarda do desenvolvimento social e econômico com iniciativas que valorizam a identidade maranhense. É com um sentimento de reverência à história, às personalidades e ao povo do Maranhão que recebemos esta honraria e agradecemos”, disse a ministra.
Flávio Bóson Gambogi é desembargador do TRF-6, com sede em Minas Gerais. Gambogi tem sólida formação acadêmica e trajetória marcada por atuação no Direito Público, na advocacia e em entidades de classe.
Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues é natural do Rio de Janeiro e construiu carreira de destaque na magistratura. Ingressou no TRF da 1ª Região em 2001 e, em 2010, tomou posse no STJ. Desde 2023, integra o TSE como ministra efetiva, assumindo em 2024 o cargo de corregedora-geral eleitoral.
Teodoro Silva Santos é cearense e tomou posse como ministro do STJ em novembro de 2023, após trajetória como desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará e professor universitário. Possui doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Alema.)