Felipe Santa Cruz destacou “as inúmeras contribuições do IAB, em parceria com a Ordem, ao longo desta gestão, em ações em defesa da democracia brasileira”. A presidente do Instituto, a respeito das iniciativas conjuntas, disse: “Ombreamos com o Conselho na tomada de medidas voltadas para a defesa da Constituição, do Estado social e da ordem jurídica democrática, como também contribuímos efetivamente para a consolidação de diversos avanços, como a paridade de gênero e as cotas raciais nas eleições do Sistema OAB”.
A sessão do Conselho Pleno foi marcada pela entrega da Medalha Rui Barbosa, a principal comenda da Ordem, ao advogado Nabor Bulhões, presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia da OAB. “O grande jurista Nabor Bulhões é uma personalidade histórica e merecedora desta homenagem”, ressaltou Rita Cortez. A medalha de 2021 é uma edição comemorativa dos 90 anos da OAB. Nabor Bulhões foi o 19º advogado a recebê-la. “Trata-se da maior honraria a que um advogado pode aspirar”, disse em seu discurso o homenageado.
Segundo Sydney Sanches, "a entrega da comenda ao combativo e admirado advogado Nabor Bulhões é o reconhecimento de uma vida dedicada à defesa da advocacia, da OAB e da democracia". De acordo com o 2º vice-presidente do IAB, "em momentos de questionamento de nossas instituições, a láurea conferida a Nabor Bulhões é a reafirmação da luta pelo estado democrático de direito".
O Conselho Pleno também agraciou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e os deputados federais Margarete Coêlho (PP-PI) e Fábio Trad (PSD-MS), todos ex-conselheiros da OAB. Eles receberam a Medalha Raymundo Faoro, pelo apoio dado às causas da advocacia no Congresso Nacional.
Estavam presentes na sessão o ex-presidente da Ordem Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Emanuel Pereira e a desembargadora Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!