NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 27 Novembro 2018 16:51

Reforma trabalhista é criticada, mas necessidade de atualização das normas é reconhecida

Da esq. para a dir., Juliana Bracks, Sílvia Correia, Daniel Apolônio Vieira, Rita Cortez, Pedro de Souza Gomes Milioni e Paulo Renato Fernandes da Silva Da esq. para a dir., Juliana Bracks, Sílvia Correia, Daniel Apolônio Vieira, Rita Cortez, Pedro de Souza Gomes Milioni e Paulo Renato Fernandes da Silva

“A necessidade de atualização da legislação trabalhista sempre existiu, mas é inaceitável que as mudanças tenham sido introduzidas no ordenamento jurídico pela reforma trabalhista, sem que as alterações fossem discutidas com a sociedade brasileira, sob a falsa alegação de que as normas vigentes estrangulavam o mercado e travavam o desenvolvimento econômico.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta segunda-feira (26/11), no plenário do IAB, durante o seminário sobre Advocacia trabalhista – desafios, perspectivas e oportunidades, organizado pela Comissão de Direito do Trabalho, presidida por Daniel Apolônio Vieira. Para o membro da Comissão de Direito Civil e autor do livro Como os advogados mudaram o mundo (Nova Fronteira), José Roberto de Castro Neves, que fez a palestra de abertura, “a solução para o País passa pela educação e pela advocacia”.

José Roberto de Castro Neves


Na sua exposição, Pedro de Souza Gomes Milioni, membro das comissões de Direito do Trabalho e Direito Processual Civil, se disse favorável a mudanças na legislação trabalhista, mas criticou a distorção dos fatos no processo de reformulação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Não sou contra alterações na legislação, mas é preciso reconhecer que a CLT, desde 1943, sofreu diversas modificações ao longo de todos esses anos, o que desmente as afirmações de que ela ficou parada no tempo”, afirmou. De acordo com Pedro Milioni, “há um ataque permanente à Justiça do Trabalho, sob o argumento de que as normas em vigor são um obstáculo ao desenvolvimento econômico, quando, na verdade, o que houve, com a reforma trabalhista, foi a amputação do acesso à justiça”.

Rita Cortez e Pedro de Souza Gomes Milioni


Questões controvertidas – Para Sílvia Correia, da Comissão de Direito do Trabalho, “o mais assustador na reforma é o fato de as mudanças na legislação trabalhista não terem sido feitas de forma paulatina”. Contudo, segundo a advogada, “agora, os tribunais estão começando a pacificar algumas questões controvertidas”. Para Sílvia Correia, com as inovações impostas, “o advogado vai ter que rever a forma tradicional de atuação para lidar com as novidades no âmbito processual”.


Na sua palestra, a advogada Juliana Bracks disse que, “diante das alterações estabelecidas pela reforma trabalhista, principalmente em relação à parte contratual, se tornou necessária a atualização dos advogados, que agora necessitam de maior conhecimento, por exemplo, na área de contabilidade, para poder atuar com qualidade nos processos”.


Presidente da Comissão de Direito Cooperativo e vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Paulo Renato Fernandes da Silva destacou que “os advogados são os propulsores do desenvolvimento social” e criticou a reforma trabalhista. “Há várias imperfeições na reforma, inclusive em antinomia à Constituição Federal”, afirmou o advogado, para quem “não houve ainda a reforma sindical”.


Daniel Apolônio Vieira encerrou o seminário falando sobre “as dificuldades encaradas pela advocacia, em especial, a trabalhista, a partir da reforma” e recorreu a uma máxima do escritor Machado de Assis, para mostrar a importância de enfrentá-las: “Não é em terra que se fazem os marinheiros, mas no oceano, encarando as tempestades.”

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173