“A professora Vera Regina Pereira de Andrade vai nos trazer muita luz e conhecimento, pois está no mais alto patamar da Criminologia, ao lado de notáveis como Juarez Tavares e Juarez Cirino dos Santos”, afirmou Marcia Dinis. Na sua primeira manifestação, a professora agradeceu a “distinção” de se tornar membro do IAB, falou da “responsabilidade de atuar à altura da história dessa entidade que tem 178 anos” e se dispôs a “lutar contra esse quadro dramático de injustiça penal e violação dos direitos humanos”, como também a “embarcar nessa jangada abarrotada de explosivos democráticos”.
Trazido para o IAB pelo diretor secretário coordenador das Comissões, Adilson Rodrigues Pires, e pela consócia Ângela Dias, o advogado Luís Rosenfield optou pela Comissão de Filosofia do Direito. “É um excepcional advogado e acadêmico que, com as inúmeras pesquisas feitas no âmbito da Filosofia do Direito e os diversos cursos de que participou no exterior, vai prestar grande colaboração nessa área que precisa ser mais valorizada por todos”, disse Adilson Rodrigues Pires, ao receber o novo consócio.
Tortuosa história – “Tenho a imensa honra de saudar a chegada de Luís Rosenfield, um qualificado professor e profissional do Direito”, acrescentou Ângela Dias, que fez a doação simbólica à Biblioteca Daniel Aarão Reis de um exemplar do livro Revolução conservadora – genealogia do constitucionalismo autoritário brasileiro (1930/1945), de autoria do novo consócio. Da tribuna virtual, Luís Rosenfield disse: “Tenho me dedicado muito a compreender a comunidade jurídica brasileira numa perspectiva histórica, estudando os grandes vultos do Direito Constitucional, mostrando os incidentes liberais e autoritários na nossa tortuosa história nacional, da qual o IAB faz parte, por sua atuação em defesa de um estado democrático de direito que foi conquistado com consistência”.
A Comissão de Direitos Humanos será reforçada pela advogada Marissol Barboza de Souza Pinheiro, que também foi indicada por Adilson Rodrigues Pires e Ângela Dias. “Os nossos quadros vêm sendo renovados de forma expressiva, com a chegada de jovens e valorosos membros, como a Dra. Marissol, que tem aperfeiçoado incansavelmente os seus conhecimentos”, apresentou-a Adilson Rodrigues Pires. A respeito da nova consócia, Ângela Dias disse: “É uma grande aquisição para o IAB, por sua capacidade e experiência, ocupando atualmente a Coordenação-geral de Recursos e Processos Administrativos do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI”.
Marissol Barboza de Souza Pinheiro falou da sua trajetória de vida e profissional: “O IAB nasceu para abrigar os cultores do Direito e unificar a prática forense, o que torna honroso o ingresso na entidade, sobretudo para mim, que sou negra, criada no subúrbio do Rio de Janeiro e tive que me esforçar muito nos estudos para obter hoje o reconhecimento decorrente da minha nomeação como membro do Instituto”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!