Criada com um propósito estratégico, a nova comissão desempenha um papel essencial no avanço do Direito por meio da gestão da informação jurídica. Com ênfase na modernização das formas de organizar e disseminar o conhecimento legal, o grupo reunirá especialistas das áreas jurídica e da ciência da informação para desenvolver diretrizes e políticas que favoreçam o acesso qualificado ao conteúdo jurídico.
Da esq. para a dir., Rita Cortez, Alessandra Ávila, Ana Tereza Basilio, Carla Maria Viola e Ricardo Menezes
A presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, conduziu o evento e ressaltou que a diretoria dá seu apoio integral à nova comissão, em consonância com a valorização dada aos demais grupos da Ordem, que abrangem áreas de importância para a sociedade. “Tenho certeza que essa comissão vai dar muito material de estudo, debate e reflexão para a advocacia”, disse ela.
Empossada presidente da comissão, Alessandra Ávila afirmou estar honrada em assumir o desafio de conduzir o grupo. “Agradeço à diretoria que enxergou a urgência e a relevância de pensarmos a informação jurídica como um regime, um sistema complexo, interconectado e político, que organiza a forma como o Direito se manifesta e se transforma na sociedade contemporânea”, enfatizou.
A mesa da solenidade também contou com a presença da vice-presidente da Comissão de Estudos sobre o Regime da Informação Jurídica e seus Impactos no Direito da OAB/RJ, Carla Maria Viola, e do assessor da presidência da OAB/RJ, Ricardo Menezes.