"Ao escolher o confrade Antônio Fabrício para ministro do TST, simbolicamente um dia antes da celebração do Dia do Trabalho, o presidente Lula sinaliza para o fortalecimento e a valorização da Justiça do Trabalho”, afirma Sydney Sanches. Para ele, Antônio Fabrício é “comprometido com a defesa dos direitos humanos e com as prerrogativas dos advogados, com notáveis qualidades jurídicas que comprovam a força da advocacia para renovação da magistratura e seu papel para o efetivo e legítimo funcionamento do sistema de justiça”.
Advogado trabalhista desde 1993, com atuação no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) e no próprio TST, Antônio Fabrício é mestre em Direito do Trabalho pela PUC-MG e professor da mesma instituição desde 1999. Ele presidiu a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), entre 2012 e 2014, e foi presidente da OAB/MG de 2016 a 2018. Além disso, atuou como conselheiro federal de 2019 a 2022, presidindo a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional.
Leia a nota na íntegra:
Nota do IAB de apoio ao confrade Antônio Fabrício pela indicação ao cargo de ministro do TST
O Instituto dos Advogados Brasileiros cumprimenta e parabeniza o confrade Antônio Fabricio de Matos Gonçalves, pela indicação, nesta data, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para o honroso cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, na vaga destinada à advocacia, na certeza de sua homologação pelo Senado Federal.
Ao escolher o confrade Antônio Fabrício para ministro do TST, simbolicamente um dia antes da celebração do Dia do Trabalho, o presidente Lula sinaliza para o fortalecimento e a valorização da Justiça do Trabalho. Antônio Fabrício é um mineiro egresso da advocacia trabalhista, ex-presidente da OAB/MG, comprometido com a defesa dos direitos humanos e com as prerrogativas dos advogados, com notáveis qualidades jurídicas que comprovam a força da advocacia para renovação da magistratura e seu papel para o efetivo e legítimo funcionamento do sistema de justiça, em linha com o disposto no artigo 133, da Constituição Federal.
O IAB, sabedor dos compromissos de Antônio Fabrício com a defesa dos direitos sociais e com os princípios da preservação da dignidade humana, pilares da Casa de Montezuma, fica confortável em assegurar que a Justiça trabalhista contará com o frescor de um magistrado atuante, atento às demandas da sociedade brasileira e alinhado com a busca por um TST eficiente e comprometido com seus desígnios constitucionais.
Rio de Janeiro, 30 de abril de 2024.
Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente nacional