Estavam presentes na solenidade virtual os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e Benedito Gonçalves e o ex-presidente do STF Ayres Britto, dentre várias autoridades. O orador oficial do IADF, Pedro Gordilho, fez a saudação ao homenageado, como também aos advogados presentes, na pessoa da presidente do IAB. A solenidade foi conduzida pelo presidente do IADF, Francisco Cláudio de Almeida Santos, que classificou o homenageado como “um notável jurista e estudioso da obra de Pontes de Miranda”.
Na abertura do seu discurso, Edson Fachin disse: “Muito me honra a ilustre presença de Rita Cortez, presidente do IAB, entidade que sempre nos acolheu, advogados do Brasil, e atua na defesa da liberdade e da democracia, para proteger a civilização da barbárie”. O ministro exaltou a figura de Pontes de Miranda e disse que “o fenômeno jurídico é um eterno canteiro de obras, sendo rico e desafiador, por exigir uma elaboração permanente”.
Criada em 1995, a Medalha Prêmio Pontes de Miranda, que leva o nome de um dos maiores juristas do Brasil, é entregue pelo Instituto dos Advogados do Distrito Federal a autoridades do Judiciário brasileiro que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!