NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 24 Julho 2025 22:19

Presidente do IAB destaca importância da preservação da memória da advocacia em evento da OAB/RJ

Da esq. para a dir., Gracia Barradas, Júnior Rodrigues, Aderson Bussinger, Sérgio Antunes, Sylvia Drumond, Rita Cortez, Tarcísio Amorim, Paulo Joel Bender Leal e João Batista Damasceno. Foto: Flávia Freitas/ Divulgação OAB/RJ Da esq. para a dir., Gracia Barradas, Júnior Rodrigues, Aderson Bussinger, Sérgio Antunes, Sylvia Drumond, Rita Cortez, Tarcísio Amorim, Paulo Joel Bender Leal e João Batista Damasceno. Foto: Flávia Freitas/ Divulgação OAB/RJ

No Direito e no exercício da advocacia, segundo a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, não há como ficar à margem da contextualização histórica, sociológica e arqueológica. Essa ideia foi defendida por ela em sua participação na cerimônia de posse da diretoria do Centro de Documentação e Pesquisa e da Revista Eletrônica da OAB/RJ. O evento aconteceu nesta quinta-feira (24/7), na sede da Seccional. 

“Tal como na canção de Chico Buarque ‘a história é um carro alegre cheio de um povo contente que atropela indiferente todos aqueles que a neguem’. O que deve prevalecer nesses estudos e pesquisa na ciência do direito é a transversalidade”, declarou Cortez. A presidente do IAB também ressaltou que a diretoria do Centro de Documentação e Pesquisa e da Revista Eletrônica da OAB/RJ sempre foi uma grande parceira do IAB, principalmente nos eventos envolvendo o Centro de Memória da Casa de Montezuma, criado na primeira gestão da advogada à frente da entidade. 

Foto: Flávia Freitas/Divulgação OAB/RJ

A sessão solene contou com a presença de vários convidados, advogados e associados do IAB. Na mesa de trabalhos estiveram o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa e da Revista Eletrônica da OAB/RJ, Aderson Bussinger; a vice presidente da OAB/RJ, Sylvia Drumond; o coordenador do Centro de Memória do IAB, Paulo Joel Bender Leal; o secretário-adjunto da OAB/RJ, Sérgio Antunes; o diretor de Eventos da OAB/Niterói, Júnior Rodrigues; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, Tarcísio Amorim; a presidente da OAB/Méier, Gracia Barradas; e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) João Batista Damasceno. 

Conduzindo os trabalhos, Aderson Bussinger apresentou aos presentes as principais atividades do Centro de Documentação e Pesquisa. Entre elas estão a publicação de revistas eletrônicas temáticas com artigos e pareceres produzidos na Seccional; a curadoria e sistematização do conteúdo jurídico realizado pelas comissões da OAB/RJ; a preservação de documentos históricos, registros de eventos e acervo da instituição; e suporte na produção, revisão e disponibilização de materiais acadêmicos. 

“O Centro de Documentação e Pesquisa é composto por uma equipe multidisciplinar comprometida com a preservação da memória institucional e fomento à pesquisa jurídica, histórica e documental”, explicou Bussinger, que trabalha com dois funcionários e um jovem aprendiz da Seccional. 

A necessidade de preservar a memória da advocacia fluminense foi destacado por Sylvia Drumond, que sublinhou o esforço da atual gestão da OAB/RJ em retomar esse exercício. “A documentação do nosso trabalho é extremamente importante. No mundo em que vivemos, por mais que não pareça, perdemos os dados em uma grande velocidade”, disse ela.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173