A cerimônia aconteceu no Tribunal Pleno do Fórum Central, onde o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que é membro honorário do IAB, tomou posse como presidente do TJRJ no biênio 2023/2024. Também estiveram no evento os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; o corregedor-geral da Justiça eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar; o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre outras autoridades.
Para os próximos anos do Tribunal, o novo presidente afirmou que haverá uma reforma administrativa. “Vamos adotar um plano de gestão para impulsionar projetos divididos em três áreas de governança: institucional, administrativa e tecnológica”, disse Ricardo Cardozo. Ele quer expandir os avanços tecnológicos iniciados na gestão do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Desde o lançamento de sua candidatura para o cargo, no ano passado, Cardozo compartilhou que em seu programa de gestão há destaque para os investimentos tecnológicos, o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna e externa e o desenvolvimento da inteligência artificial, entre outras medidas. Tais processos, na visão do magistrado, contribuem para uma administração mais moderna e eficiente.
Os avanços digitais impulsionados pelo Tribunal, lembrou Sydney Sanches, também contribuirão para o desenvolvimento das atividades da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj): “Nessa jornada, o papel da Emerj, a ser conduzida por nosso confrade desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, será fundamental na formação e na compreensão da magistratura nesse novo cenário disruptivo e desafiador. Temos a certeza de que a atual gestão terá essa sensibilidade e reúne todos os predicados para trilhar essa jornada com sabedoria”.
Da esq. para a dir., Marco Aurélio Bezerra de Melo e Sydney Sanches
Na mesma solenidade, Ricardo Cardozo, como novo presidente do TJRJ, deu posse aos demais integrantes da gestão: o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, os 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente, desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho, e o diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Democracia – O novo presidente do TJRJ também usou seu discurso para repudiar os ataques antidemocráticos ocorridos em Brasília (DF) no último 8 de janeiro. Ricardo Cardozo reafirmou seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e lamentou a fragmentação conflituosa presente na sociedade atual. “O Poder Judiciário por mim representado estará sempre comprometido com os princípios garantidores da ordem democrática, do respeito às instituições e as hierarquias, porque sem ordem não há paz”, completou.