"Com a ascensão da extrema direita no Brasil, acompanhada de ideias neonazistas, o Instituto dos Advogados Brasileiros vem manifestar seu repúdio contra todas as formas de práticas antissemitas, neonazistas, homofóbicas, xenófobas e racistas que possam tentar desestabilizar o Estado Democrático de Direito e ferir o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”, diz a nota.
Leia a nota na íntegra:
Nota do IAB pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, no uso de suas atribuições, vem manifestar seu compromisso com os Direitos Humanos registrando a passagem do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O dia 27 de Janeiro é internacionalmente conhecido como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e nesse sentido somos solidários aos parentes das vítimas de quaisquer tipos de genocídio.
O holocausto ocorrido na Segunda Grande Guerra Mundial nos países europeus tomados pelo nazismo vitimou pessoas em sua maioria de origem judaica, mas também pessoas de etnia cigana, pessoas negras, pessoas homossexuais, pessoas com deficiência, comunistas e todos aqueles que lutaram pelas liberdades, igualdade social ou ousaram divergir em pensamento, crítica e ideologia.
Com a ascensão da extrema direita no Brasil, acompanhada de ideias neonazistas, o Instituto dos Advogados Brasileiros vem manifestar seu repúdio contra todas as formas de práticas antissemitas, neonazistas, homofóbicas, xenófobas e racistas que possam tentar desestabilizar o Estado Democrático de Direito e ferir o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2023.
Sydney Sanches
Instituto dos Advogados Brasileiros
Presidente nacional