"Vivimos tantas pasiones
Con el correr de los años
Somos de sangre caliente
Y de sueños postergados
Yo quiero que estemos juntos
Porque debemos cuidarnos
Quien nos lastima no sabe
Que somos todos hermanos.”
(Venas Abiertas - Canção de Mercedes Sosa de 1985)
A antiga luta em nosso País pela independência, contra a opressão e pelo progresso tem em Tiradentes, inegavelmente, sua maior expressão humana. O corajoso alferes, juntamente com outros revoltosos, esteve à frente da Conjuração Mineira, movimento que simbolizava, quase cem anos antes da Proclamação, os ideais republicanos de igualdade e liberdade, condições indispensáveis para a construção de uma grande Nação. Morreu em 1792, como homem simples do povo trabalhador, não se vergando aos poderosos na defesa de um mundo igualitário e fraterno.
Duzentos e trinta e dois anos depois de Tiradentes, o Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano eleito em toda a história da Igreja Católica, morre hoje, em 21 de abril de 2025. Francisco Bergoglio, jesuíta de formação, marcou sua trajetória na Igreja católica e seu pontificado por seu amor universal, privilegiando sua atuação em favor dos pobres e marginalizados do mundo, dedicando-se aos necessitados. Com sua postura humilde, contudo firme e corajosa, pregou a paz entre os povos, a inclusão social, a dignidade humana e a solidariedade.
São legados de uma vida de luta, caracterizados pela incessante busca por justiça social, principalmente num mundo com polarização política crescente e tendente a todas as formas de exclusão social.
No eternizado samba de Mano Décio, Penteado e Estanislau, e nos versos inspirados em Galeano, musicados por Mercedes Sosa, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) presta sua homenagem ao herói Tiradentes e se despede do Papa Francisco, que em visita ao nosso País, com muita sabedoria e equilíbrio, nos disse: “O Papa até pode ser argentino, mas Deus é brasileiro.”
Rio de Janeiro, 21 de abril de 2025.
Rita Cortez
Presidente Nacional do IAB
Marcus Vinicius Cordeiro
Diretor de Comunicação