O desembargador José da Fonseca Martins Junior é membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB e ingressou no Instituto em 1991, como membro efetivo, quando era advogado, tendo inclusive ocupado o cargo de diretor da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat). Ao assumir o cargo de procurador do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região, tornou-se membro honorário do Instituto. Em 1999, depois de ter sido procurador-chefe do MP do Trabalho do RJ, foi nomeado desembargador do TRT/RJ na vaga do quinto constitucional destinada ao MP.
Ao final da eleição, José da Fonseca Martins Junior afirmou: “Todos sabem que minha atuação, como magistrado, tem sido firme e focada, de modo que, tenham certeza, não medirei esforços para realização do trabalho que, com participação de todos, pretendo realizar”. A sessão ordinária foi conduzida pelo presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva. Também foram eleitos os desembargadores Cesar Marques Carvalho, como vice-presidente; Mery Bucker Caminha, corregedora; e Luiz Alfredo Mafra Lino, vice-corregedor.
Natural do Rio de Janeiro, José da Fonseca Martins Junior formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1979, e fez pós-graduação em Direito Empresarial e Contratual pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Exerce, desde 2006, a presidência da 9ª Turma do TRT/RJ e, a partir de 2007, a presidência da Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes. Em abril deste ano, foi eleito coordenador do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas.