Idealizadora do projeto Saindo do Prelo, que já lançou mais de 30 livros durante a pandemia, a diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis, definiu a obra como “uma produção acadêmica comprometida com a defesa de instituições democráticas”. Segundo ela, “os tempos estão muito sombrios, o título e os debates são atualíssimos”. O livro, editado pela Lumen Juris, com quase 800 páginas e artigos de 60 autores, tem apresentação do jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni e prefácio da professora de Criminologia Vera Malaguti Batista.
Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho
Política criminal em tempos sombrios foi organizado pelos professores Roberta Duboc Pedrinha, João Ricardo Wanderley Dornelles, que participou virtualmente de Portugal, e Sergio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, representante do IAB em Santa Catarina. Graziano, que é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disse que os textos do livro não foram escritos recentemente, mas “são artigos extremamente profundos e que, infelizmente, vão nos servir como orientação e reflexão durante muito tempo”.
João Ricardo Wanderley Dornelles
Transformar o mundo – João Ricardo Dornelles, mestre em Direito pela PUC-Rio, ressaltou a importância do debate, “principalmente em tempos tão sombrios como os que estamos vivendo, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro”. Para Dornelles, são “tempos de medo, de avanço de diversas formas de fascismo, mas também tempos de esperança, tempos de vislumbrar a possibilidade de transformações, o que, portanto, exige luta de todos nós, principalmente daqueles que atuam no campo da justiça”. Segundo ele, “não basta pensar o mundo; é preciso pensar o mundo para transformá-lo, e esse é o nosso papel”.
Roberta Duboc Pedrinha
Roberta Duboc Pedrinha, que é vice-presidente da Comissão de Criminologia do IAB, concordou que “tempos sombrios também se fazem tempos de resistência, que nos forçam a seguir adiante”. Para ela, tempos sombrios se repetem, mas também são rompidos. “E nós estamos vivenciando agora momentos de rupturas e de grande indignação da sociedade”, afirmou. Pedrinha acrescentou que Política criminal em tempos sombrios “fornece ferramentas para refletirmos sobre a nossa realidade”. Citando o advogado criminalista Nilo Batista, ela disse que “o fascismo, os tempos sombrios adentram pelas armas, pelas mãos do Direito Penal”. A partir desses desafios, segundo ela, “partimos para as alternativas”.
Também participaram do evento, presencial ou virtualmente, falando sobre os temas dos seus artigos, os seguintes autores: Mariana de Assis Brasil e Weigert, André Luiz Nicolitt, Andrea Tourinho Pacheco de Miranda, Lenice Kelner, João Carlos Castellar, Kátia Rubinstein Tavares, Thiago Celli Moreira de Araújo, Victoria Amália de Sulocki, Sergio Chastinet Duarte Guimarães, Guilherme Gustavo Vasques Mota e Marcia Dinis.
Para acessar o Sumário e conhecer todos os temas e autores da coletânea Política criminal em tempos sombrios clique no link abaixo.