Indicado ao IAB pelos consócios Frederico Price Grechi e Fabrício Fernandes de Castro, o juiz escolheu atuar na Comissão de Direito Ambiental. “O colega, mais do que magistrado, é um jurista e conferencista internacional com grande capacidade de elevar ainda mais o nome do IAB e reforçar as atividades desenvolvidas pela comissão”, afirmou Fabrício Fernandes de Castro, que também é juiz. O advogado Frederico Price Grechi destacou: “É um estudioso do Direito Ambiental e professor visitante de universidades brasileiras e internacionais, entre as quais as universidades de Harvard e Columbia”.
Na sua primeira manifestação, o juiz Gabriel de Jesus Tedesco Wedy disse: “Ingressar como membro honorário do IAB não é algo trivial, afinal, trata-se da mais antiga instituição de estudos jurídicos das Américas, pela qual já passaram Ruy Barbosa e Clóvis Bevilácqua, e que nos últimos anos alcançou um grande crescimento, o que só aumenta a responsabilidade de integrar os seus quadros e atuar na defesa da democracia brasileira”.
A defensora pública Andrea Tourinho Pacheco de Miranda optou pela Comissão de Criminologia, presidida por Marcia Dinis, que a trouxe para o Instituto. “A defensora atua na Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, onde realiza um trabalho hercúleo em defesa dos excluídos, o que lhe dá uma grande bagagem para nos ajudar na luta contra esse punitivismo perverso que atinge o País”, afirmou Marcia Dinis. Andrea Tourinho Pacheco de Miranda falou da sua “alegria de ingressar no IAB, que se destaca na defesa dos menos favorecidos e das liberdades democráticas, sobretudo neste momento tão temeroso de políticas criminais que exacerbam no encarceramento”.
Produção intelectual – Os advogados Bartira Macedo de Miranda, Maria Nazareth da Penha Vasques Mota e Carlos Alexandre O'Donell Mallet também escolheram a Comissão de Criminologia. Marcia Dinis apresentou Bartira Macedo de Miranda como “a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, possuindo uma ampla produção intelectual, especialmente no âmbito da segurança pública”. A nova consócia disse: “Também sou baiana, mas já estou em Goiás há 35 anos, e me sinto honrada em poder trabalhar em prol das ciências jurídicas e de um sistema criminal mais justo que assegure direitos e garantias a todos”.
Ao saudar Maria Nazareth da Penha Vasques Mota, a presidente da Comissão de Criminologia se referiu a ela como “promotora de Justiça aposentada, uma pessoa queridíssima e excelente professora e advogada”. A advogada amazonense, que tomou posse reunida com amigos e familiares na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA-AM), falou sobre a importância da Criminologia: “É um instrumento fundamental para a análise crítica das políticas de controle social”.
O carioca Carlos Alexandre O'Donell Mallet foi apresentado por Marcia Dinis como “um grande advogado que, ao mesmo tempo, também é um profundo conhecer de literatura, especialmente a russa, com uma respeitável cultura que trará para a Comissão de Criminologia”. O novo consócio manifestou o seu orgulho de fazer parte da Casa de Montezuma: “O IAB sempre esteve à frente da defesa do estado democrático de direito, o que muito me orgulha, agora como membro efetivo, de poder atuar nesse momento em que a democracia brasileira precisa muito ser protegida”.
O advogado cearense Claudio Joel Brito Lóssio preferiu se juntar aos membros da Comissão de Direito do Consumidor, presidida por Vitor Greijal Sardas, que o indicou ao IAB. “Como disse Saint-Exupéry, a grande capacidade das profissões é a qualidade que elas têm de unir as pessoas, sendo uma alegria ter conosco Claudio Joel Brito Lóssio, que tem como principal mérito ser uma figura incansável no estudo e no trabalho”, perfilou. “Agradeço a enorme generosidade com que sou recebido e manifesto a minha alegria de poder participar dos trabalhos tão importantes que o IAB realiza”, devolveu Claudio Joel Brito Lóssio.
A posse de Maria Nazareth da Penha Vasques Mota foi prestigiada por vários colegas amazonenses, dentre os quais o representante estadual do IAB, Aniello Aufiero; a presidente da CAA-AM, Aldenize Aufiero; o consócio Cassius Clei Farias de Aguiar; o presidente eleito da OAB/AM, Jean Cleuter de Mendonça; o procurador aposentado Oldeney de Sá Valente; a procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral e a procuradora da Receita Federal Omara Gusmão.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!