Representando a Diretoria do Instituto, o secretário-geral, Jorge Rubem Folena, afirmou que as posses “ratificam nosso projeto de nacionalização do IAB e ampliação do nosso quadro associativo no Paraná”. A sessão contou com a presença do representante institucional da Casa de Montezuma no estado, Paulo Fernando Pinheiro Machado, da chefe do escritório do Itamaraty no Paraná, embaixadora Lígia Maria Scherer, da procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi, da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná, Fabiana Moro, e da diretora do espaço cultural do BRDE, Rafaela Tasca.
Os novos membros foram indicados ao Instituto por Paulo Fernando Pinheiro Machado e pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches. Maria Helena de Macedo e Marcelo Michel Conrado irão compor a Comissão de Direito Autoral, Gustavo Scandelari dará reforço à Comissão de Direito Penal e Samir Assad fará parte da Comissão de Criminologia. A entrada dos advogados no IAB, segundo Pinheiro Machado, é simbólica, já que o aumento da representação da entidade no Paraná é um desejo da Diretoria, que pretende expandir o diálogo jurídico do Instituto em todas as regiões do Brasil.
Ao saudar os empossados, Pinheiro Machado disse aos novos consócios que eles serão responsáveis por levar a voz e as preocupações locais do Paraná ao ambiente nacional. “Estou muito feliz com esse grupo que está entrando. Temos quatro juristas de reconhecimento e renome nacional, dois deles ligados ao tema da arte e do Direito, que é uma preocupação muito grande que temos aqui no Paraná. A partir desse grupo que está entrando, nós vamos criar a Comissão de Arte e Direito. Os outros dois juristas são criminalistas e, eu diria, de nível internacional. Para mim é uma honra trazer ao IAB juristas do nível do Gustavo e do Samir”, disse o indicante.
Destacando a honra de ser empossada, Maria Helena de Macedo afirmou em seu discurso que dedicou seus quase 20 anos de advocacia aos direitos humanos. “Nos quadros do IAB espero contribuir com os direitos culturais, na esperança de consolidar uma política pública perene e representativa dos diferentes povos formadores do estado brasileiro e de garantir o acesso à cultura e o desenvolvimento de uma economia criativa”, disse a advogada.
Lígia Maria Scherer
Os empossados também foram saudados por membros da mesa na solenidade. Em seu discurso, Lígia Maria Scherer afirmou que a diplomacia brasileira é profundamente marcada pela devoção ao Direito Internacional. Resgatando a memória do patrono do IAB, a embaixadora afirmou que a relação da entidade com o Itamaraty é estreita e histórica. “O primeiro presidente do Instituto, Montezuma, teve ampla atuação externa na diplomacia e no Direito”, afirmou.
Vanessa Volpi ressaltou a honra de ter em Curitiba, no Palacete dos Leões, um patrimônio histórico tão representativo para a história do Paraná, a realização da posse de quatro colegas advogados tão respeitados e qualificados como membros do Instituto. O Palacete é um símbolo cultural local que representa, assim como o ingresso dos novos consócios, a integração nacional. O local foi o berço do Matte Leão, a única bebida de Curitiba que é nacionalmente consumida.