O documento foi assinado pela 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães, e pelo secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Souza. A parceria foi firmada através da Comissão Augusto Teixeira de Freitas de Pesquisa, Documentação e Coordenação do Centro de Memória do IAB, presidida por Paulo Joel Bender Leal, e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, que é dirigido por Aderson Bussinger.
De acordo com Adriana Brasil Guimarães, o convênio é de suma importância, já que a história da advocacia brasileira é atravessada pelo IAB, que teve como um de seus objetivos a organização da Ordem dos Advogados no Brasil, e da Seccional do Rio, que desempenhou um papel crucial na formação do Conselho Federal da OAB. “Ambas as instituições, devido à importância de suas funções institucionais, guardam documentos, gravações e imagens que registram eventos e fatos de grande relevância para nossa história. O trabalho em conjunto das duas comissões permitirá uma maior e melhor organização de seus acervos de dados históricos”, explicou.
Também sublinhando o papel fundamental do IAB e da OAB/RJ para a advocacia nacional, Paulo Joel Leal afirmou que as instituições pretendem completar o trabalho de contar a história da Constituição e do Conselho Federal da OAB. “Sem essas duas instituições, muitos feitos não seriam possíveis”, disse o advogado.
Marcos Luiz Souza destacou que as entidades têm muitos propósitos comuns e resgatar a memória da formação de ambas é um deles: “Estamos dando esse passo para reconstruir corretamente a história das instituições que zelam pela advocacia, pela sociedade e pela cidadania”. Já Aderson Bussinger ressaltou que o objetivo do convênio é também “fortalecer esses projetos de pesquisa já desempenhados e resgatar essas memórias em um compilado de registros”.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/RJ.)