O primeiro a ler o compromisso de posse do Instituto foi Wagner Luiz Ferreira, que ingressou por meio da indicação do presidente e do vice-presidente da Comissão de Energia e Transição Energética, Bernardo Gicquel e Ilan Leibel Swartzman, respectivamente. Ferreira, que fará parte do mesmo grupo, foi saudado pelos dois proponentes. Gicquel afirmou que a entrada do novo consócio é um grande fortalecimento para a Comissão de Energia e Transição Energética. “O engrandecimento dos nossos debates vai ser notório com a presença do Wagner”, disse o advogado.
Ilan Swartzman destacou que a atuação profissional do empossado é marcada por dedicação e brilhantismo: “Sua experiência, tanto acadêmica, quanto profissional, reflete um profundo comprometimento com a democracia, com a justiça e com os desafios contemporâneos no âmbito da energia e da transição energética”. Em seu discurso de posse, Ferreira disse estar orgulhoso pelo ingresso no IAB e ressaltou o compromisso com o setor elétrico. “A minha missão é contribuir para que a Comissão de Energia possa se fazer presente dentro de um debate isento, propositivo e que vise a democracia e a segurança do País nos próximos anos”, declarou.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Luis Fernando Priolli, Bernardo Gicquel, Daniel Steffens Gurgel Nogueira, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
A Comissão de Energia e Transição Energética também ganhou o reforço de Daniel Nogueira, que foi indicado por Bernardo Gicquel e pelo 2º vice-presidente do grupo, Luis Fernando Priolli. Dando as boas-vindas ao novo membro, Priolli afirmou que o ingresso de Nogueira vai contribuir com o Instituto em relação ao tema de regulação de energia elétrica, no qual o advogado é especialista. “É muito oportuno que ele adentre na comissão e agregue justamente com esse conhecimento no momento em que vamos precisar debater profundamente a nova regulação do setor”, disse Priolli.
Gicquel também endossou que a atuação de Nogueira será de grande valor para a Comissão de Energia e Transição Energética. “O mais importante disso é que, tal como o IAB, a comissão também está estendendo os membros pelo Brasil: Wagner, de Brasília, e Daniel, de São Paulo”, ressaltou. O novo consócio afirmou que a missão de integrar o Instituto é gloriosa e se comprometeu a trabalhar para engrandecer as atividades da entidade. “Quero colaborar não só no setor elétrico, mas para quaisquer questões que eu seja instado ou que queiram me chamar para colaborar”, disse o advogado.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Roberto Alves dos Reis, Adriana Brasil Guimarães, Helio Saboya Ribeiro dos Santos Filho, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Helio Saboya foi indicado pelo presidente nacional, Sydney Limeira Sanches, pela 2ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, e pelo consócio Roberto Alves dos Reis. O novo membro dará reforço a três comissões: de Direito Ambiental, de Direito Empresarial e de Direito Processual Civil. Ao saudar Saboya, Guimarães disse que o novo integrante do Instituto é um advogado extremamente preparado e experiente. “Ele tem um dom de fala admirável, mas seu dom de escrita é superior a qualquer coisa. Seus textos jurídicos e processuais não fogem ao padrão da mais alta qualidade técnica e doutrinária”, elogiou a 2ª vice-presidente.
Roberto Reis afirmou que a posse do advogado é uma forma de honrar a família Saboya, que tem anos de atuação reconhecida no Estado do Rio de Janeiro. Em seu discurso de posse, o novo consócio destacou que integrar a Casa de Montezuma é um motivo de grande honra. “Estarei nas trincheiras da luta do Instituto, não só como disseminador da cultura jurídica, mas, principalmente, como um instrumento de defesa da democracia”, disse Saboya.